<p class="p-smartimagebox"><img attr-cid="policy:1.481201" attr-version="policy:1.481201:1782171830" class="p-smartimage" src="/image/policy:1.481201/Projeto Canva (44).jpg?f=3x2&w=400&q=0.3" /><br /> <span class="p-smartcaption">(Antonio Augusto/Ascom/TSE)</span></p> <p data-end="355" data-start="0"><strong data-end="16" data-start="0">Eleições (1)</strong><br data-end="19" data-start="16" /> Excelentes e corretíssimas as palavras do sr. Jorge Yanez neste espaço, no domingo, onde ele disse que nenhum dos presidenciáveis vale o que come. Na minha última carta ao leitor, citei exatamente isto e conclamei a todos que escolhessem uma terceira opção. Portanto, estudem e analisem. Vamos mudar este cenário com uma terceira via.</p> <p data-end="398" data-start="357"><em data-end="398" data-start="357">Agostinho Juscelino de Freitas – Santos</em></p> <p data-end="955" data-start="400"><strong data-end="416" data-start="400">Eleições (2)</strong><br data-end="419" data-start="416" /> A população precisa colaborar com as autoridades. Para agilizar as eleições, é permitido levar a colinha com os números dos candidatos. Essa não será a primeira eleição com vários votos a serem dados e não entendi a preocupação manifestada recentemente neste espaço. Como defensor da unificação das eleições brasileiras e ex-mesário, afirmo: isso exigiria menos recursos públicos, menos mandatos abandonados e mais independência entre poderes, já que os eleitos tenderão a cumprir integralmente o tempo que pediram aos seus eleitores.</p> <p data-end="979" data-start="957"><em data-end="979" data-start="957">Rubem Silva – Santos</em></p> <p data-end="1807" data-start="981"><strong data-end="1001" data-start="981">O crime compensa</strong><br data-end="1004" data-start="1001" /> No Brasil da impunidade, corrupção e insegurança jurídica, aconteceu a Operação Lava Jato, que amealhou figurões assegurados pela impunidade. Após transcorrer todos os recursos de defesa, houve confissões dos malfeitos e recuperação de bilhões de reais. Em vez de dar sequência ao combate à criminalidade, justo quem deveria fazê-lo, devido ao CEP dos julgamentos, amaciou. Parece mentira, mas é verdade. Agora, é pauta na mídia Daniel Vorcaro, dono do Master, com envolvimento de figuras da área política, pública, jurídica e privada. Abafou até a tunga aos vovôs do INSS, aquela que envolvia o filho e o irmão do presidente. Se aqui não fosse o país da impunidade, corrupção e insegurança jurídica, as corjas da Lava Jato e do INSS seriam exemplarmente punidas para mostrar que o crime não compensa.</p> <p data-end="1854" data-start="1809"><em data-end="1854" data-start="1809">Humberto Schuwartz Soares – Vila Velha (ES)</em></p> <p data-end="2703" data-start="1856"><strong data-end="1867" data-start="1856">Creches</strong><br data-end="1870" data-start="1867" /> O leitor sr. Luiz Alberto Reis faz uma observação pertinente sobre as creches e seu uso por pessoas com maior poder aquisitivo. A mesma observação já fiz em uma escola municipal de Santos. Na minha visão, no caso das creches, pais e mães com mais recursos também têm a necessidade de deixar seus filhos em uma unidade do tipo. Certamente, o processo de matrícula deve privilegiar, de certa forma, as famílias de menor renda, reservando vagas de acordo com a ordem dos requisitos estabelecidos, sem deixar de reconhecer a possibilidade de eventuais distorções. Quanto ao merecimento, nada melhor do que ver nossos impostos sendo destinados ao maior número possível de pessoas que se utilizam das creches. Já as escolas públicas municipais têm sua finalidade e natureza jurídica claramente definidas, dispensando maiores explicações.</p> <p data-end="2742" data-start="2705"><em data-end="2742" data-start="2705">Marcus Aurelio de Carvalho – Santos</em></p> <p data-end="3173" data-start="2744"><strong data-end="2756" data-start="2744">Resposta</strong><br data-end="2759" data-start="2756" /> Em resposta ao leitor Renato Luiz Ramos, a Sabesp informa que concluiu no domingo o reparo na rede de água localizada na Rua Galeão Coutinho, no Embaré, em Santos. O serviço para recomposição do pavimento no local será realizado nos próximos dias. A companhia permanece à disposição pelos canais de atendimento 0800-0550195 (ligação gratuita), WhatsApp (11) 3388-8000 e Agência Virtual no site <a class="decorated-link" data-end="3170" data-start="3153" href="http://www.sabesp.com.br" rel="noopener" target="_new">www.sabesp.com.br</a>.</p> <p data-end="3209" data-start="3175"><em data-end="3209" data-start="3175">Assessoria de imprensa da Sabesp</em></p> <p data-end="3721" data-start="3211"><strong data-end="3233" data-start="3211">Iluminação pública</strong><br data-end="3236" data-start="3233" /> Acho que a maioria dos moradores de São Vicente não se deu conta de que parte do gasto a mais na conta de luz se deve ao aumento absurdo na taxa de iluminação pública e do ICMS estadual inserido nessa cobrança. Há casos em que a taxa subiu mais de 200%. O problema é que, na conta de luz, letras e números são tão pequeninos que precisei de lente para verificar esses valores. O pior é que os vereadores da nossa Câmara Municipal concordaram com essa proposta do prefeito Kayo Amado.</p> <p data-end="3762" data-is-last-node="" data-is-only-node="" data-start="3723"><em data-end="3762" data-is-last-node="" data-start="3723">Antonio Sergio de Jesus – São Vicente</em></p>