Pedro dos Santos Neto: "Subiram o preço do morango, em média, de R\$ 6 para R\$ 14. Por quê? Especialista, do alto da sua sapiência, explicou: “É que aumentou a demanda”. Fica a pergunta: e daí que aumentou a demanda? Onde está a lei que diz que quando a demanda aumenta o preço tem de aumentar também? (Divulgação) Nomes vitalícios Faço minhas as sábias palavras de Paulo de Jesus, publicadas neste jornal, sábado, no artigo intitulado “Onze nomes e um país em suspense”. Ele propõe uma profunda revisão na forma como escolhemos os 11 que compõem o Supremo Tribunal Federal. Parabéns! Gostaria de acrescentar que a democracia, nos dias de hoje, não suporta a ditadura dos “escolhidos” para exercerem o cargo de ministro de forma vitalícia. Marcos Anselmo Ferreira Franco - Santos Morango Para mim, é um verdadeiro mistério. Subiram o preço do morango, em média, de R\$ 6 para R\$ 14. Por quê? Especialista, do alto da sua sapiência, explicou: “É que aumentou a demanda”. Fica a pergunta: e daí que aumentou a demanda? Onde está a lei que diz que quando a demanda aumenta o preço tem de aumentar também? Qual o número dessa lei? Cria-se uma bolha de faturamento por causa do aumento do preço e em seguida tudo volta para o valor anterior por motivos óbvios. Pedro dos Santos Neto - Santos Fenômenos naturais Fenômenos climáticos, em parte, são naturais e outros são atribuídos às intervenções humanas. Limitando-se às primeiras, recentemente, como é natural nas estações de inverno, houve fortes ressacas no litoral brasileiro, inclusive em Santos. Esse fenômeno teria sido mais intenso se coincidisse com a, também, natural magnitude de maré lunar. Essa ressaca avançou sobre os jardins, avenidas, prédios, veículos e, entre outros bens, aumentou o desnível das praias e calçadas. Por fim, esses fenômenos deixam um alerta para nós e, especialmente, as autoridades: evitar intervenções em áreas da natureza como as de inundações naturais Aluisio de Souza Moreira - Santos Lei Magnitsky Com minha idade, achei que já havia visto de tudo. Porém, um presidente de um país mandar em outras nações eu nunca imaginei. Sempre pensei que a ONU tivesse força suficiente para não deixar que um mandatário (Trump) ditasse decretos, punisse ministros estrangeiros e tudo ficasse por isso mesmo. Taxar vários países em seus produtos é o mesmo que um fazendeiro chegar às terras vizinhas e dizer: agora, tudo o que você plantou é meu e está acabado. Os EUA também resolveram punir o ministro Alexandre de Moraes, do STF, com a Lei Magnitsky, criada para restringir direitos humanos. E aí eu pergunto: que direitos humanos o ministro violou? Josemilton de S. e Silva - Guarujá Supremas mentiras Em 1968, o Brasil vivia sob uma ditadura militar e naquele ano foi editado o AI-5, que suspendeu direitos fundamentais, fechou o Congresso, instituiu censura prévia e calou completamente o Judiciário, que não tinha qualquer poder de contestar ou revisar atos da ditadura. O Judiciário não foi esteio de nada, como li neste espaço: foi um poder submisso e, em muitos casos, cúmplice. O Supremo Tribunal Federal daquela época teve ministros aposentados compulsoriamente, e seus membros não podiam impedir cassações, prisões arbitrárias ou tortura. Ademais, dizer que o STF nos tempos atuais é comandado por um único ministro revela, na melhor hipótese, ignorância. Usar 1968 como exemplo de Judiciário forte e protetor da sociedade é um erro histórico. Marcus Aurelio de Carvalho - Santos Promessas O objetivo maior de Lula, desde o seu primeiro mandato em 2003, foi acabar com a fome no Brasil - três refeições diárias para todo brasileiro. No terceiro mandato, o que vemos é promessa não cumprida de churrasco com picanha aos finais de semana e o Bolsa Família sem qualificar o beneficiário para arranjar emprego e suprir a família, fazendo o social se tornar esmola de cabresto. Daí a desenfreada gastança, com um ministro da Fazenda que só cria ou aumenta impostos. Ainda assim, a arrecadação é insuficiente para cobrir os gastos. Humberto Schuwartz Soares - Vila Velha (ES)