<p class="p-smartimagebox"><img attr-cid="policy:1.396268" attr-version="policy:1.396268:1754098919" class="p-smartimage" src="/image/policy:1.396268/legacy_image_319916.jpg?f=3x2&w=400&q=0.3" /><br /> <span class="p-smartcaption">(Alexsander Ferraz/AT)</span></p> <p data-end="889" data-start="0"><strong data-end="13" data-start="0">Ciclistas</strong><br data-end="16" data-start="13" /> O primeiro semestre de 2025 revelou uma tragédia silenciosa, porém gritante: 18 ciclistas mortos na Baixada Santista, segundo o Infosiga-SP. Pessoas que deixaram de usar carros e ônibus para contribuir com o meio ambiente, com a saúde urbana e que foram vítimas de um sistema que insiste em ignorá-las. Os familiares dessas pessoas choram. E quem mais está chorando junto? Em algumas cidades da região, as ciclovias estão abandonadas, sem manutenção, iluminação, pintura, nem semáforos específicos a bicicletas. Nos trechos do VLT em São Vicente e Santos, falta zeladoria e há apenas esquecimento e descaso. A malha cicloviária soma apenas 350 km em toda a região. Isso é insuficiente, inseguro e irresponsável diante de uma comunidade de mais de 950 mil ciclistas. Não somos invisíveis. Somos ciclistas. Somos cidadãos. Exigimos respeito.<br data-end="858" data-start="855" /> <em data-end="889" data-start="858">Jessé Teixeira Félix – Santos</em></p> <p data-end="1720" data-start="891"><strong data-end="909" data-start="891">Reconhecimento</strong><br data-end="912" data-start="909" /> Não conheço pessoalmente o atual prefeito de Santos, sempre tenho muita cautela e dificilmente destaco políticos, pois não quero queimar minha língua, mas faço aqui meus elogios a ele. Em nossa cidade, idosos como eu (90 anos) podem passear pelo calçadão à beira-mar, de mãos dadas, sem grandes medos. Por muito tempo, contribuí com Santos como advogado e professor de Direito. Não fiz mais do que meu dever como cidadão e professor, atividade que implica em uma verdadeira doação para beneficiar os alunos com os conhecimentos adquiridos no magistério. Penso que, assim, retribuí um pouco do muito que recebi da cidade onde nasci, estudei, brinquei e trabalhei desde cedo. Santistas, orgulhem-se da nossa Santos e, se puderem, façam algo por ela, ajudando o prefeito.<br data-end="1683" data-start="1680" /> <em data-end="1720" data-start="1683">Rubens Miranda de Carvalho – Santos</em></p> <p data-end="2547" data-start="1722"><strong data-end="1739" data-start="1722">Segurança (1)</strong><br data-end="1742" data-start="1739" /> Concordo com a posição da capitão da PM, Fulvia Guisini, em matéria publicada por <em data-end="1835" data-start="1824">A Tribuna</em>, e acrescento meu profundo respeito pela Polícia Militar. O apelo para que se registre BO após os crimes é correto. Contudo, pergunto: sendo preso o meliante, o que ocorre? Um parente meu foi furtado na Aparecida, em Santos, por um jovem de bicicleta, cuja foto percorreu por dias a rede social. Este jovem foi preso. Porém, solto no mesmo dia, com a devida responsabilidade profissional, retornou ao seu “local de trabalho”. Com rara devoção à profissão, diariamente procura por novos “clientes”, no mesmo local ou adjacências. Onde está a falha? Nas leis? Na Polícia Civil? Ou no pouco caso com a população, exceto em ocasiões de forte comoção ou exposição midiática?<br data-end="2508" data-start="2505" /> <em data-end="2547" data-is-only-node="" data-start="2508">Juan Manuel Villarnobo Filho – Santos</em></p> <p data-end="2945" data-start="2549"><strong data-end="2566" data-start="2549">Segurança (2)</strong><br data-end="2569" data-start="2566" /> A violência de toda sorte está aumentando no Brasil segundo estatísticas oficiais. Os “omissidas” de plantão não fazem nada pelo povo. O motivo é que eles estão muito ocupados defendendo bandidos e sugando dinheiro nosso, via orçamento secreto, além do que também estão nos entregando para o Trump. E tudo isso com salários pagos pela gente.<br data-end="2913" data-start="2910" /> <em data-end="2945" data-start="2913">Pedro dos Santos Neto – Santos</em></p> <p data-end="3822" data-is-last-node="" data-is-only-node="" data-start="2947"><strong data-end="2958" data-start="2947">Futebol</strong><br data-end="2961" data-start="2958" /> A campanha decepcionante do Santos no Brasileirão pode ser explicada por diversos fatores, incluindo a falta de variações táticas, a má fase de jogadores e os erros da diretoria no planejamento da temporada. Muitos questionam a média de idade do elenco. Contra o Sport, o time titular tinha 27 anos de média. No banco, cinco dos 12 jogadores tinham 30 anos ou mais. Os números são elevados, mas não explicam sozinhos a irregularidade da equipe. O Santos é desorganizado em campo. Errou feio ao apostar em jogadores veteranos e, para piorar, Cleber Xavier não ajuda. Contra o Sport, o Santos só melhorou após a entrada de Gabriel Bontempo, que não pode ser reserva sob hipótese alguma. O Santos já deu muita sopa para o azar. Ou o técnico acerta o time logo ou poderá ser tarde demais para buscar uma reação no campeonato.<br data-end="3785" data-start="3782" /> <em data-end="3822" data-is-last-node="" data-start="3785">Guilherme Rodrigues Simões – Santos</em></p>