(Alexsander Ferraz/AT) Casa das Culturas Não tenho o hábito de fazer comparações, mas assim como a Casa das Rosas, de 1935, que se transformou em um dos pontos culturais mais procurados na Capital paulista, também aconteceu com a Casa das Culturas de Santos, o belíssimo casarão de 1900 do poeta Vicente de Carvalho, que trouxe vida à Rua Sete de Setembro, com acessibilidade a todo tipo de cultura. Desde a inauguração, em abril de 2024, o imóvel abriga oficinas literárias aos sábados, saraus, lançamentos de livros, palestras, cinebiografias, apresentações musicais, projeto Luso Verso e workshop de fotografia. Atraindo até o Santos Jazz Festival, debates com autoridades e ativistas históricos que celebraram os 40 anos de luta contra aids, além de exposições. Ressalto a competência do curador da casa, o poeta e escritor Flávio Viegas Amoreira, que realiza excelente trabalho junto ao público. Míriam Santiago - Santos João Octávio Li com indignação na coluna Dia a Dia sobre um projeto de lei apresentado pelo vereador Francisco Nogueira (PT) na Câmara de Santos. Ele defende a mudança do nome da Rua Monteiro Lobato para Alzira Rufino, pois o renomado escritor e autor do Sítio do Pica Pau Amarelo se utilizou de termos racistas nessa obra. Pois bem, Alzira Rufino foi realmente uma batalhadora em seus ideais, mas nunca levantou essa questão. Até hoje, que homenagem a comunidade fez a ela? Também sempre questionei sobre o motivo da rua com o nome de João Octávio permanecer a mesma, sendo que hoje esse local está abandonado, degradado. A comunidade sabe quem foi João Octávio? Deixo essa pergunta também ao vereador. José da Conceição de Abreu - Santos Rodoviária A Rodoviária de Santos foi reformada, mas passo por ela toda sexta e domingo e venho notando um calor insuportável no local. Conversando por lá, descobri que faz um mês que os aparelhos de ar-condicionado estão quebrados. E as cadeiras com barulhos insuportáveis, arrastadas pelo povo de um lado para outro? Coitado dos funcionários, obrigados a conviver com esse barulho. E outra: a porta de entrada, desde a reforma, não abre direito, mas consta que é passagem de emergência. Como, se tem uma fita perto dela? Sandra Regina Martins - Santos Benefício O Tribunal de Justiça do Paraná aumentou o auxílio-alimentação para juízes e todo corpo da corte para R\$ 2.500,00 mensais. Uma regalia vergonhosa, já que os salários destes funcionários públicos são considerados altos. Se compararmos com o salário mínimo do trabalhador e do aposentado, trata-se de um valor astronômico, valor imoral. Espero que o Ministério Público e cortes superiores de Justiça possam julgar improcedente esses aumentos em benefícios mensais. A Justiça muitas vezes dá mau exemplo de serviço público! Célio Borba - Curitiba (PR) Emendas A Polícia Federal descobriu um esquema de venda de emendas por parte de alguns deputados federais do PL, sendo dois do Maranhão e um de Sergipe. Recentemente, ocupei este espaço para sugerir que os legisladores não deveriam lidar com dinheiro público, pois isso se torna, nas mãos de alguns políticos com problemas de caráter, moeda de troca para fins nada republicanos. Dinheiro público deve ser manuseado apenas entre os executivos, até porque é mais fácil em eventuais investigações. Legislador, como o próprio nome diz, é para legislar e não administrar dinheiro público. Pedro dos Santos Neto - Santos Demagogia Lula, o maior demagogo do Brasil, pede ao povo sofrido e lesado por todos os políticos para não comprar produtos caros. Até aí, seria normal, mas pedir isso usando uma gravata Louis Vuitton de R\$ 1,6 mil é dose. Ele pensa que o povo é besta? Zureia Baruch Jr. - São Paulo