Tenente Coimbra conquista cirurgia bariátrica pelo SUS na Baixada

Medida atinge centenas de pacientes e diminui a longa espera que existia por este procedimento

Por: Tenente Coimbra  -  26/04/22  -  06:31
  Foto: Imagem Ilustrativa/Pixabay

Conquistamos o início das primeiras cirurgias bariátricas da Baixada Santista de forma 100% gratuita via SUS através de emenda parlamentar de nossa autoria, atingindo centenas de pacientes e, por consequência, diminuindo a longa espera que existia por este procedimento e levando dignidade a pessoas que hoje podem sorrir e voltar a viver com saúde.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Bom lembrar que a obesidade é considerada uma das Pandemias do mundo moderno. No Brasil, a incidência dessa doença aumentou 72% nos últimos 13 anos, saindo de 11,8% em 2016 para 20,3% em 2019.


Em relação a indicação cirúrgica, estima-se que 2 e 5% da população tenha indicação de Cirurgia Bariátrica e, diferente do que muitas pessoas pensam, o papel da cirurgia bariátrica vai muito além do conforto estético, pois a obesidade mórbida é raiz de graves problemas de saúde, como o infarto agudo do coração e o derrame cerebral.


Em agosto de 2021 o Hospital Guilherme Álvaro (HGA) abriu o ambulatório de Cirurgia Bariátrica após a emenda do Deputado Estadual Tenente Coimbra, que possibilitou o começo dos atendimentos e a compra de todo material necessário para a abertura do serviço pioneiro na Baixada Santista, o qual se iniciou em dezembro de 2021.


A Dra. Mônica Mazzurana, diretora do hospital e coordenadora do serviço, destaca: “É a realização de um sonho que transforma vidas, pois muitos pacientes estavam esperando há mais de 10 anos por essa oportunidade. A troca de experiências e a gratidão desses pacientes tem sido muito gratificante pra toda nossa equipe.”


E trago outras ótimas notícias! De dezembro do ano passado até aqui passaram-se 4 meses, desde então 108 pacientes foram cadastrados para a realização da cirurgia, 22 foram operados e 18 novos pacientes já estão preparados para a realização do procedimento cirúrgico.


Tal feito só foi possível graças à nossa emenda parlamentar no valor de R$ 400 mil, a qual foi solicitada em 2020 e hoje é aplicada na realização de um sonho para pessoas que vivenciaram árduos anos a espera da bariátrica.


Diante disso, o hospital Guilherme Álvaro é o primeiro da região a oferecer esse serviço pelo SUS, o que para todos nós é a realização de um sonho, já que ofertar no sistema público de saúde um tratamento que permite devolver expectativa de vida aos pacientes é muito gratificante.


Um mandato de resultados! Essa é nossa marca registrada na história.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter