Cruzeiros são retomados e Baixada Santista será a maior beneficiada

Segundo dados da CLIA houve, em 2020, queda de 81 por cento nos embarques de passageiros

Por: Tenente Coimbra  -  08/03/22  -  06:49
  Foto: Divulgação

Finalmente a temporada de cruzeiros foi retomada, nada melhor do que festejar a saída do MSC Seaside de Santos na noite do sábado (5), para uma viagem com duração de sete noites, com destino a Búzios, Ilha Grande e Rio de Janeiro.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Mais de 4 mil pessoas embarcaram no Porto de Santos entre este sábado e domingo último. A temporada 2021/2022 segue até o início de abril.


Mas infelizmente passamos por momentos turbulentos nos últimos dois anos, já que segundo dados da CLIA (Associação Internacional das Empresas de Cruzeiros) houve, em 2020, uma queda de 81 por cento nos embarques de passageiros, com apenas 5,8 milhões de cruzeiristas embarcados.


No primeiro ano de pandemia (2020) em comparação ao ano anterior, a contribuição para a economia a nível mundial deste setor registrou queda de 64,4 bilhões de dólares (59%). Já em relação as vagas de emprego, ficou registrada diminuição desastrosa de 51%.


A ANVISA chegou a recomendar a suspensão da temporada com o argumento de que medidas sanitárias precisavam ser revistas, ao passo que inúmeros shows considerados como “esquenta” de carnaval foram realizados em todo o Brasil. Show de artistas levaram milhares de pessoas às ruas sem quaisquer cuidados semelhantes aos adotados pelas empresas marítimas.


Meu envolvimento com o setor portuário já vem de um certo tempo, pois já fui colaborador do setor de chek-in e chek-out no balcão da CVC e no setor de bagagens. Logo, em vários momentos vi com meus próprios olhos o tamanho da importância e valor que esta área possui em nossa economia.


Enfim, vencemos! Os cruzeiros estão de volta a todo vapor. Mas é claro que esta vitória é compartilhada com diversas pessoas muito importantes, as quais quero agradecer como o senhor Carlos Brito da EMBRATUR, tenente Mosart que é assessor especial da presidência da República, Renato Bolsonaro que chefia o gabinete da cidade de Miracatu, a senhora Sueli que atua como diretora do Concais, o presidente da CLIA Marco Ferraz, Tenente Danilo que trabalha como supervisor do setor portuário e claro ao presidente Jair Bolsonaro.


Destaco também diversas reuniões que realizei em Brasília desde a primeira suspensão dos cruzeiros ocorrida no ano passado com o ministro do turismo Gilson Machado, o qual sempre nos concedeu grande atenção ao tema.


Avante! Aqui o trabalho não para.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter