Parabéns pelos 100 anos da Escola Portuguesa

A Escola Portuguesa, fundada em 24 de julho de 1921, nasceu do entusiasmo de um grupo de portugueses

Por: Rosana Valle  -  27/06/21  -  13:04
  Foto:

Neste domingo, comemoramos na Região o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Aqui celebraremos hoje a data de 10 de junho de 1580, quando se deu a morte do maior escritor da língua portuguesa, Luís Vaz de Camões, autor de inúmeras obras, sendo Os Lusíadas a mais famosa, que retrata as aventuras da memorável era das navegações portuguesas pelo mundo.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Este ano, a pandemia impõe a festa virtual, transmitida domingo, das 12 às 15 horas, pelo Facebook do Dia de Portugal e pelo Youtube do Centro Cultural Português. Todos poderão curtir fadistas, grupos musicais e vídeos de ranchos folclóricos. Temos fé que logo venceremos este vírus para poderemos comemorar data tão querida de maneira presencial.


Escrevo estas breves linhas para ressaltar que, este ano, em julho, a Escola Portuguesa fará 100 anos, um motivo a mais para celebrarmos o grande legado dos portugueses para o Brasil e a população da Baixada Santista.


A Escola Portuguesa, fundada em 24 de julho de 1921, nasceu do entusiasmo de um grupo de portugueses, animados pelo idealismo, entre tantos, do professor Antônio Maria Guerreiro. Todos valorizavam a importância da educação e do amor às crianças.


A festa deste domingo, em prol da Escola Portuguesa, fortalece a cultura portuguesa na Baixada Santista e valoriza a forte influência lusitana na formação do povo e da cultura santista. Tudo que for arrecadado no evento será destinado à instituição, que assiste 120 crianças em período integral.


Não faltarão os tradicionais doces, que podem ser encomendados diretamente na instituição, que promove um excelente trabalho com crianças carentes, com idades entre três e seis anos, residentes nas áreas do Paquetá, Vila Nova, Mercado, Centro e Monte Serrat.


Lá as crianças recebem educação pré-escolar gratuita, alimentação, uniformes, material escolar, aulas de informática educativa e recreação.


A Escola Portuguesa mantém-se com a colaboração de 218 padrinhos, além da Prefeitura de Santos e da realização de eventos, como almoços, jantares e festas, como o Dia de Portugal.


Parabenizo o presidente desta nobre instituição, José Augusto do Rosário, pelo belo trabalho desenvolvido, revelando a garra e o amor em tudo que ele e equipe fazem, sentimentos tão característico do povo da terrinha.


Dou meus parabéns à Escola Portuguesa de Santos e a todos que apoiam tão nobre iniciativa. Tenho sangue e coração português, repleto e exagerado de emoções. São forças que me sustentam e me permitem seguir em frente neste desafio que assumi perante a população da nossa região.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter