Cidadã Vicentina

Não há título legislativo mais importante no Brasil do que o de Cidadã Vicentina

Por: Rosana Valle  -  01/05/22  -  06:40
Este título reforçou ainda mais meus sentimentos de profundo amor por São Vicente
Este título reforçou ainda mais meus sentimentos de profundo amor por São Vicente   Foto: Divulgação

Recebi, na sexta-feira (29/4), o Título de Cidadã Vicentina da Câmara de São Vicente, indicado pelo ex-vereador Castelinho que em sua ausência na Câmara foi entregue pelo meu amigo e vereador Jhonny Sasaki. E digo com convicção que não há título legislativo mais importante no Brasil do que o de Cidadã Vicentina.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Isso porque é concedido pelo primeiro legislativo das Três Américas, pela Cidade Berço da Democracia no Novo Mundo. Foi em São Vicente a primeira eleição no Novo Mundo, em 22 de agosto de 1532.


Me senti muito honrada e este título reforçou ainda mais meus sentimentos de profundo amor por São Vicente e sua gente. Foi na Primeira Cidade fundada no Brasil, a 22 de janeiro de 1532, que nasceram e viveram os primeiros brasileiros.


Em São Vicente teve início a grande mescla de etnias, credos e culturas que deu origem à civilização brasileira. O projeto de um grande País unido e pacífico começou nesta terra.


E tudo tem ainda mais valor porque aqui foi realizado o primeiro ato democrático no Novo Mundo, a primeira eleição.


Foi justamente pela democracia, por meio de uma eleição, que uma menina nascida no BNH, que foi professora e depois jornalista por 25 anos, pôde ser eleita deputada federal para representar a nossa região e a Cidade de São Vicente.


Como jornalista pude fazer muitas reportagens em São Vicente, conhecer suas belezas e seus enormes desafios, que estão ai até hoje a exigir de nós cada vez mais compromissos com esta Cidade e sua gente.


Considero uma benção de Deus eu poder, como deputada federal, ter lutado e conseguido recursos federais para a recuperação da Ponte dos Barreiros, uma obra que beneficiou diretamente os 150 mil moradores da Área Continental de São Vicente.


Outra alegria foi a retomada e a conclusão das 1.120 moradias que estavam paralisadas no Conjunto Tancredo Neves III.


E assim tem sido, agora com a luta para levar o VLT para o continente; para melhorar o atendimento à saúde com recursos liberados todos os anos; com verba para a recuperação da Rua Japão e muito mais.


São Vicente está sempre nas minhas preocupações. Temos o desafio de um grande projeto de drenagem, para instalar comportas nos canais e combater as enchentes que castigam a Cidade.


Outra tarefa é atrair empresas para criar empregos em São Vicente. As obras da ponte, do Tancredo Neves, abriram novas vagas. Mas é preciso muito mais para trazer a qualidade de vida que a população merece.


Para tanto, tenho contado com o apoio da Primeira Câmara das Américas; da Prefeitura e, principalmente, do carinho de muitos moradores da Cidade, que me encontram nas ruas e me incentivam, me estimulam para que eu possa continuar nesta missão.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter