Automatizar é preciso

Automação dos terminais portuários tem sido tendência importante

Por: Ricardo Pupo Larguesa  -  10/03/23  -  17:37
As empresas de transporte marítimo estão investindo em tecnologias de automação para melhorar a eficiência de toda a cadeia logística
As empresas de transporte marítimo estão investindo em tecnologias de automação para melhorar a eficiência de toda a cadeia logística   Foto: Alexsander Ferraz/AT

O livro Navegar é Preciso, de Fernando Pessoa, é considerado uma obra importante da literatura portuguesa e reflete a diversidade e complexidade do trabalho deste escritor tão influente. Por meio de seus textos, Pessoa explora temas como a identidade nacional, a espiritualidade e a natureza humana, em uma linguagem poética e filosófica que cativa seus leitores.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O título do livro faz referência ao famoso verso do poema Mar Português, também de autoria de Pessoa: "Navegar é preciso, viver não é preciso". Este verso é frequentemente citado em contextos diversos, como uma metáfora para a vida e as dificuldades que enfrentamos ao longo do caminho.


"Navegar é preciso, viver não é preciso" é um verso que remonta aos tempos antigos e tem sido interpretado de muitas maneiras ao longo dos séculos. Hoje, podemos associar esse verso à evolução da tecnologia marítima de cargas, especialmente à tendência crescente de automação nos terminais portuários. De fato, podemos dizer que "automatizar é preciso, trabalhar não é preciso" é uma afirmação cada vez mais verdadeira no mundo da logística de cargas.


Nos últimos anos, a automação dos terminais portuários tem sido uma tendência importante na evolução da tecnologia marítima de cargas. Com a automação, os navios podem ser carregados e descarregados com mais rapidez e eficiência, permitindo que as empresas reduzam os custos de operação e aumentem a capacidade de transporte. Embora ainda não haja terminais completamente automatizados no Brasil, há projetos em andamento para introduzir sistemas semiautomatizados nos principais portos do país.


Mas a automação não se limita apenas aos terminais portuários. Hoje em dia, as empresas de transporte marítimo estão investindo em tecnologias de automação para melhorar a eficiência de toda a cadeia logística. Isso inclui o uso de sistemas automatizados para rastreamento de carga, gerenciamento de estoque, planejamento de rotas e muito mais. Com esses sistemas, as empresas podem obter informações em tempo real sobre o status da carga, as condições climáticas e outros fatores importantes que afetam a operação.


Além disso, a automação pode tornar o transporte marítimo mais seguro e sustentável. Com a redução do tempo de espera nos portos e o uso mais eficiente de combustível, as empresas de transporte marítimo têm a oportunidade de reduzir significativamente as emissões de CO2 e outros gases poluentes. Isso é especialmente importante em um momento em que a sustentabilidade é uma preocupação crescente em todo o mundo.


Em resumo, arriscar vidas não é preciso, desperdiçar não é preciso, atrasar não é preciso, avariar não é preciso, falhar não é preciso… Mas automatizar é preciso.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter