Volvo alia economia e sofisticação no novo XC40 híbrido

SUV da marca sueca equilibra modos a gasolina e elétrico e tem performance de até 24 quilômetros por litro

Por: Reginaldo Pupo  -  15/02/22  -  14:38
Além da economia, modelo também capricha na harmonia do design
Além da economia, modelo também capricha na harmonia do design   Foto: Reginaldo Pupo

Quem me conhece sabe que uma das minhas paixões são os carros da marca sueca Volvo. O “amor à primeira vista”, digamos assim, surgiu lá nos idos de 1997, quando me deparei com uma perua V70. Passou a ser meu sonho de consumo.


Eu tinha uma pontinha de “inveja”, diga-se de passagem, do medalhista olímpico Robert Scheidt, que circulava pelas estreitas ruas de Ilhabela com sua V70 preta reluzente, todas as vezes que ele ia até o arquipélago participar de algum campeonato de vela, especialmente a Semana de Vela de Ilhabela.


Certa vez, também em Ilhabela, peguei uma carona com o ex-piloto André Ribeiro em sua V60. A sensação foi maravilhosa (e a paixão pela marca só aumentando).


Em 1998 um festival de carros da Volvo invadiu a vizinha cidade de São Sebastião. É que acontecia por lá a única parada sul-americana da então Whitbread Round the World Race, patrocinada pela Volvo, que, alguns anos depois, tornou-se a Volvo Ocean Race.


Me sentia na Disneylândia com tantos carros da Volvo circulando por todos os lados, que mesmo naquela época, já tinham a fama de terem um design muito conservador e formas quadradas.


Mudança Radical


Vinte e cinco anos se passaram e as mudanças foram bem radicais. Uma das primeiras marcas a focar 100% na eletrificação de seus produtos, agora, a Volvo entra em 2022 com uma gama de carros totalmente elétricos.


A mudança foi tão radical que o consumidor brasileiro sequer teve tempo de adquirir um modelo híbrido, essencial para quem ainda tem dúvidas se parte de vez para a eletrificação ou se ainda se mantém nos modelos a combustão.


Testei o Volvo XC40 Plug-in Hybrid, um SUV compacto de luxo, justamente com esse pensamento. A vantagem dos modelos híbridos é que você pode avaliar as duas versões (combustão ou elétrica) para observar as vantagens que cada uma oferece.


A principal delas, a meu ver, é a economia de combustível. Pois os carros híbridos vão trabalhando os dois sistemas ao mesmo tempo, automaticamente, a não ser que você decida qual versão utilizar. Nas frenagens e descidas, a bateria vai se regenerando. E enquanto o modo elétrico é utilizado, evidentemente a gasolina é economizada.


A autonomia da bateria é de 50km, ou seja, é possível rodar esse trecho no modo elétrico sem gastar gasolina. Mas juntando o modo elétrico e as baterias, o XC40 híbrido pode fazer até 24km na estrada com um litro de gasolina e 22km na cidade. Evidentemente, dependendo do modo de condução de cada motorista.


O XC40 Plug-in Hybrid foi lançado em 2020 e posteriormente, em 2021, a marca sueca lançou o primeiro SUV totalmente elétrico – o XC40 Recharge. Até 2025 o desejo da Volvo é que cerca de 50% dos carros que sejam totalmente elétricos e que os outros 50% sejam híbridos.


O modelo já faz parte da transição da Volvo para veículos totalmente elétricos
O modelo já faz parte da transição da Volvo para veículos totalmente elétricos   Foto: Reginaldo Pupo

XC40 Plug-in hybrid


Por fora, o XC40 Plug-in Hybrid é um carro como qualquer outro. A única diferença é o dispositivo para recarregar a bateria, localizado ao lado da porta do motorista. Mas a grande diferença está sob o capô. Ele é equipado com dois motores: a combustão, 1.5 turbo 180cv, e o outro elétrico, de 82cv. Juntos, geram 262cv e 43,3kgfm de torque máximo.


A autonomia da bateria é de 50km, ou seja, é possível rodar esse trecho no modo elétrico sem gastar gasolina. Mas juntando o modo elétrico e as baterias, o XC40 híbrido pode fazer até 24km na estrada com um litro de gasolina e 22km na cidade. Evidentemente, dependendo do modo de condução de cada motorista.


Ele tem um ar esportivo e chama a atenção por onde passa. O XC 40 híbrido vem carregado de tecnologia e algumas amenidades, como a abertura e fechamento do porta-malas (de 460 litros) com um dos pés.


Em seu interior, bastante espaçoso, diga-se de passagem, tem saída de ar condicionado para os passageiros do banco traseiro, teto panorâmico de ponta a ponta.


Quase todas as funções do carro podem ser feitas por meio da tela multimidia, de 9”, na posição vertical. Ela facilita os ajustes necessários para a boa condução do veículo.


São várias as opções de configurações, como o som, ar-condicionado, sistemas de alertas ao motorista, GPS integrado, conexões via bluetooth e o sistema vem equipado com Apple CarPlay e Android Auto. Como quase tudo é feito pela tela, sobram poucos botões no painel, deixando-o mais clean.


O interior é bastante espaçoso e conta com vários recursos tecnológicos
O interior é bastante espaçoso e conta com vários recursos tecnológicos   Foto: Reginaldo Pupo

Segurança


Com a fama de ter os carros mais seguros do mundo, a Volvo não economizou nos itens de segurança do XC40 híbrido. Ele vem equipado com sistema de monitoramento de ponto cego, alerta de colisão traseira, frenagem automática e controle de cruzeiro adaptativo.


Ele traz também um sistema já comum na maioria dos carros de luxo, que é a correção automática da faixa. Ou seja, se por alguma desatenção você sair da faixa de rolamento, sem dar a seta, o carro corrige sozinho e te traz de volta para a faixa.


O carro traz quatro modos de condução, que você pode acionar, de acordo com o terreno/pista que estiver rodando. Um deles torna o carro 100% híbrido, um na função power, que aciona os dois motores para “entregar” mais potência; modo Pure, para rodar 100% no elétrico, e o modo off-road.


Luxo e conforto


Por se tratar de um SUV compacto de luxo, o conforto é garantido (e os mimos também). Os bancos, com um “quê” de esportividade, têm ajustes elétricos e são revestidos em couro. O carro possui carregador de celular por indução, partida por botão, abertura e fechamento das portas sem chaves, faróis automáticos full led, painel de instrumentos digital de 12,3”, que podem ser configurados; sensores de estacionamento traseiro e dianteiro... a lista é grande!


Em algumas semanas, falaremos sobre o XC40 100% elétrico.... Até lá!


Ele é equipado com dois motores, elétrico e a combustão, e entrega 262 cv
Ele é equipado com dois motores, elétrico e a combustão, e entrega 262 cv   Foto: Reginaldo Pupo

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter