Fiat se rende aos SUVs e lança o Pulse, seu primeiro modelo no Brasil

Novos queridinhos do Brasil, os carros modelo SUV fizeram com que as grandes marcas de veículos do mercado se rendessem

Por: Reginaldo Pupo  -  26/10/21  -  06:41
 Fiat se rende aos SUVs e lança o Pulse, seu primeiro modelo no Brasil
Fiat se rende aos SUVs e lança o Pulse, seu primeiro modelo no Brasil   Foto: Divulgação

Novos queridinhos do Brasil, os carros modelo SUV fizeram com que as grandes marcas de veículos do mercado se rendessem a este tipo de veículo, que tem como características seu espaço maior, porta-malas generoso e, principalmente, ser um 4x4, embora nem todos tenham esse mecanismo que possibilita rodar fora da estrada.


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A Fiat, que nos últimos 45 anos de Brasil fabrica carros compactos, picapes médias e sedãs, também se rendeu aos SUVs. De Betim (MG), começaram a sair as milhares de unidades do Pulse, o lançamento da marca italiana para concorrer no mercado de SUVs.


Durante o ano, o público foi parte integrante e ativa junto ao primeiro SUV da marca totalmente criado, desenvolvido e agora produzido no Polo Automotivo de Betim. Em uma estratégia inédita na indústria automotiva brasileira, a Fiat surpreendeu o mercado antecipando a revelação do modelo na final no BBB 21, além de engajar o público em uma votação nacional com participação de mais de 380 mil votantes que escolheram o nome Pulse.


A Fiat também desvendou partes do desenvolvimento do modelo em uma websérie de cinco capítulos que levou o consumidor para dentro da fábrica de Betim por meio da plataforma digital exclusiva para interação com o público (pulse.suv.com.br), que conta com cerca de 70 mil inscritos.


Líder do mercado brasileiro e sul-americano em 2021, com o Pulse a Fiat passa a disputar o segmento que mais cresce no país. De 2012 até 2021, o B-SUV aumentou de 2,8% para 22,8% sua participação de mercado; e saiu de dois para 18 concorrentes.


Com um representante nesta categoria, a marca, que detém o maior crescimento nacional (7 pontos percentuais de janeiro a setembro contra o mesmo período de 2020), reforça sua posição ao ampliar a cobertura de mercado: de 61% no ano passado para cerca de 90% em 2021.


Com isso, a Fiat entra na disputa com a nova referência do segmento, um veículo que atinge um novo consumidor aspiracional em busca de inovação, tecnologia e conectividade. A marca diz ter trabalhado intensivamente no desenvolvimento do Pulse sobre os pilares de Design, Performance Eficiente, Segurança, Tecnologia e Conectividade para que ele seja o SUV mais desejado de sua categoria.


Inspiração italiana com sangue brasileiro
De uma folha em branco ao desenvolvimento no computador, ouvindo com atenção as aspirações do consumidor, o Pulse foi projetado para expressar um design atraente e moderno, destacando sua robustez e elementos tecnológicos em quaisquer ângulos.


A dianteira, alta e imponente, transmite elegância e versatilidade. O para-choque elevado amplia o ângulo de entrada, item crucial para um SUV. A ampla grade frontal estampa o logo Script da marca com a Fiat Flag no canto inferior direito, um lembrete das raízes italianas do modelo projetado por e para brasileiros.


Os faróis de LED têm uma expressão de confiança e demonstram a tecnologia presente dentro e fora do Pulse. Um elegante friso, o wide blade, que pode variar conforme a versão - cromado no topo de gama - dá mais personalidade e cria uma assinatura horizontal e equilibrada que une os conjuntos ópticos. Abaixo fica uma segunda entrada de ar imponente, com grandes nichos para os faróis de neblina, também de LED, nas laterais.


O estilo musculoso do Pulse se mantém na lateral, com grandes arcos em torno dos para-lamas, rack longitudinal no teto e acabamento diferenciado sob os vidros, mostrando que elegância também combina com robustez. As rodas de liga leve têm desenho exclusivo nas diferentes versões, combinando perfeitamente com a suspensão elevada e o estilo envolvente do SUV.


Na traseira as lanternas tridimensionais têm perfil elevado, como se fossem lâminas flutuantes. Também em LEDs, elas são posicionadas para otimizar sua visualização por outros condutores, reforçando a segurança ao mesmo tempo em que cria uma identidade visual para que todos saibam que você está a bordo do novo SUV da Fiat.


O para-choque traseiro exclusivo une forma à função. Seu desenho otimiza o ângulo de saída do Pulse, enquanto os elementos escurecidos, somados a um friso prateado na parte inferior, deixam claro que o SUV está apto para qualquer situação. Todo esse estilo combina com a personalidade de cada consumidor, por isso o Pulse estreia duas cores novas e exclusivas, Azul Amalfi e Cinza Strato, que podem ser combinadas com o requintado teto bicolor, preto ou cinza na Impetus, e preto como item opcional nas demais, com exceção da versão de entrada.


O estilo italiano da cabine, somado ao toque brasileiro, traz para o interior do Pulse uma identidade própria. Todo o habitáculo é inédito. O novo e exclusivo painel recebe tons prata e cinza com diferentes elementos, trazendo a modernidade esperada de um SUV. As peças usam um mix de texturas agradáveis ao toque que criam um alto valor percebido pelos passageiros. Os novos bancos em malharia ou em couro sintético apresentam costura aparente em um design envolvente. A manopla de câmbio é adornada por uma discreta borda prateada, mesmo tom usado ao redor dos comandos do novo volante, que pela primeira vez traz o Logo SCRIPT da Fiat e permite acessar diversas funções, como ajustar o som, trocar as marchas por meio de paddle-shifters ou acionar o modo Sport com apenas um toque.


O painel 100% digital entrega a tecnologia cada vez mais buscada pelos consumidores, fazendo a dupla perfeita com a tela flutuante do sistema multimídia, que pode ter 8,4 polegadas ou 10,1 polegadas com conexão via internet 4G. Os comandos do sistema de som, ar-condicionado e controles do veículo ficam reunidos em um inteligente cluster integrado, criando um visual limpo e facilitando o rápido acesso aos principais recursos do Pulse. Abaixo dele ficam duas entradas USB, sendo uma do tipo C, posicionadas logo acima do carregador de celular por indução. Outro conector USB colocado entre os bancos permite que os passageiros do assento traseiro carreguem seu smartphone.


Esses elementos criam na cabine do Pulse um estilo envolvente com sensação de amplitude, tornando o ambiente agradável para os ocupantes. No SUV, design e praticidade andam lado a lado, como fica claro nos 18 porta-objetos espalhados pela cabine, que totalizam 25 litros de armazenamento. As surpresas do Pulse não param por aí. Um olhar mais atento encontra “segredos escondidos” nos easter-eggs, como o mapa da Itália e da América Latina com trilhas off-road.


Performance
A estreia do SUV Pulse no Brasil não poderia ser mais acelerada. O modelo chega ao mercado com um amplo e moderno catálogo de transmissões e motores, incluindo a chegada do inédito Turbo 200 Flex, o 1.0 sobrealimentado mais potente do Brasil com até 130 cv. O inédito propulsor faz parte da premiada família de motores desenvolvida pela Stellantis (dona da Fiat) e repete 100% das inovações e tecnologias do conjunto existente, o Turbo 270 Flex, que já equipa a Nova Toro. Foram mais de três anos de desenvolvimento e 30 mil horas em testes de bancada, que resultaram no melhor de dois mundos: maior performance e mais eficiência, dada a “embalagem” ainda mais compacta, com uso dos três cilindros que acompanha a tendência mundial de downsizing, entregando um conjunto mais leve.


O Turbo 200 Flex é capaz de gerar 130 cv de potência máxima com etanol (125 cv com gasolina), número acima de qualquer concorrente no segmento. O amplo torque de 200 Nm (20,4 kgf.m), independente do combustível, está disponível entre 1.750 rpm e 3.500 rpm, entregando força máxima na faixa de maior uso dos motoristas no dia a dia. Um dos recursos que permite isso é o turbocompressor de baixa inércia da BorgWarner. Ele é dotado de uma wastegate eletrônica, que se ajusta rapidamente às demandas do acelerador de forma ativa. Isso reduz o tempo de resposta do componente e amplia o controle da pressão no conjunto. O sistema de admissão tem um volume reduzido, diminuindo ainda mais o turbo lag.


Essas características são reforçadas pelo MultiAir III, uma tecnologia exclusiva da Stellantis. Ele é dotado de um sistema eletro-hidráulico para fazer um controle flexível das válvulas de admissão, mantendo a alta performance sem comprometer o consumo de combustível, e baixo nível de emissões. Com o MultiAir III, o motor Turbo 200 Flex do Pulse pode abrir as válvulas de admissão durante o ciclo de compressão do cilindro, o que reduz a taxa de compressão e esfria a câmara de combustão. Isso dá maior controle sobre a detonação sem comprometer o avanço de ignição.


O controle eletrônico também permite antecipar a abertura das válvulas de admissão na fase de escapamento, criando uma recirculação de gases que reduz os óxidos de nitrogênio oriundos da combustão. Por conta disso, o Pulse chega ao mercado já atendendo às novas regras de emissões que passarão a vigorar a partir de 2022. A injeção direta de combustível tem injetores colocados quase na vertical em relação aos pistões, em ângulo de 23°. Isso favorece a mistura ar-combustível ao mesmo tempo em que evita o comprometimento do filme de óleo na parede do cilindro, dando estabilidade e velocidade na combustão. O controle preciso do motor é reforçado com as informações do sensor de etanol, que detecta o tipo de combustível usado antes dele ser queimado.


Até mesmo o posicionamento do catalisador é pensado para o máximo de eficiência. Colocado junto ao coletor de escape integrado ao cabeçote, ele possibilita um rápido aquecimento do conjunto, favorecendo o controle de emissões com o motor em ciclo frio. Já a corrente de distribuição silenciosa é do tipo “for life”, e não demanda manutenção durante a vida útil do veículo, reduzindo o custo de manutenção. Além do Turbo 200 Flex, o Pulse também recebe o conhecido motor 1.3 Firefly, que gera 107 cv de potência com etanol a 6.250 rpm e 134 Nm (13,7 kgf.m) a 4.000 rpm, números competitivos oferecidos no mercado e alinhados com o ótimo custo-benefício do conjunto.


Suavidade e performance
Ambas as motorizações do Pulse são acopladas ao inédito câmbio automático CVT com sete marchas. Essa transmissão foi desenvolvida junto à Aisin, uma das mais prestigiadas empresas do segmento de powertrain. Com ela, o Pulse com motor Turbo 200 Flex é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos, o melhor desempenho do segmento. O câmbio CVT usa duas polias variáveis ligadas por uma correia metálica mergulhada em óleo. Essa solução entrega o máximo de suavidade e conforto para o motorista sem comprometer a performance e eficiência do conjunto.


Ele opera com três modos de funcionamento. No modo Automático a central eletrônica faz o ajuste das relações e tempo de resposta conforme a demanda do motorista, se ajustando de acordo com os diferentes cenários do dia a dia e privilegiando baixas rotações para maior conforto e baixo consumo de combustível. O modo Manual é para quem não abre mão do controle. Nele, o controle eletrônico do câmbio cria sete marchas pré-definidas, que podem ser trocadas manualmente e de forma sequencial por meio da alavanca de câmbio ou pelas borboletas no volante. Por fim, no modo Sport, acionado por um botão no volante — outra exclusividade do segmento —, leva ainda mais diversão na condução do Fiat Pulse.


Ele atua na direção, no controle de estabilidade, no mapeamento do acelerador e altera o tempo de resposta e de troca de marchas, aproveitando ainda mais a potência máxima do Turbo 200 Flex. Tudo para uma tocada mais esportiva e dinâmica. A robustez e baixo custo de manutenção são garantidos pelo sistema de lubrificação selado com óleo “for life”. Ele não prevê trocas ao longo de toda a vida útil do Pulse, tornando o custo de propriedade ainda menor. O câmbio automático CVT é item de série nas versões Turbo 200 Flex do Pulse. A configuração 1.3 Firefly pode receber a transmissão automática e também a caixa manual de cinco marchas.


Os segredos por trás do Pulse
O primeiro SUV nacional da Fiat foi desenvolvido para atender os mais rigorosos critérios de desempenho, robustez e conforto, essenciais entre os consumidores do segmento. Por isso o Pulse adota diversas tecnologias totalmente desenvolvidas no Brasil nas áreas de suspensão, direção, carroceria e isolamento acústico e de vibrações. Entregar a versatilidade que se espera de um SUV sem comprometer a estabilidade e a dirigibilidade do veículo no dia a dia não é fácil. O Fiat Pulse utiliza uma suspensão inédita, desenvolvida especialmente para o modelo. O conjunto é composto pelo sistema McPherson no eixo dianteiro e eixo de torção para as rodas traseiras, ambos dotados com uma nova geometria. Na frente, uma travessa plana de maior rigidez favorece uma performance dinâmica superior e contribui para mais proteção em colisões. Nela ficam conectadas as novas molas e amortecedores, capazes de absorver irregularidades do solo ao mesmo tempo em que otimizam a estabilidade do Pulse nas curvas.


A nova barra estabilizadora frontal foi pensada para conter a inclinação da carroceria nas curvas, algo essencial em um SUV. A peça está ligada aos novos braços oscilantes fixados por uma nova bucha vertical, projetados para entregar conforto aos passageiros em qualquer tipo de situação. Na traseira, o novo eixo de torção tem maior rigidez, o que mitiga a rolagem do veículo em curvas e melhora a estabilidade. O componente também recebeu amortecedores e molas recalibradas especificamente para o Pulse. Esse cuidado com os mínimos detalhes deu ao SUV da Fiat números excelentes para quem quer mais versatilidade. O amplo ângulo de entrada de 20,5° permite que o motorista encare as mais diferentes rampas e valetas sem o risco de tocar o para-choque no chão. O vão livre do solo chega a 22,4 cm, com altura mínima de 19,6 cm. Isso dá segurança em lombadas e estradas de terra, preservando o assoalho do Pulse contra o contato de pedras e outros obstáculos. Na traseira, a suspensão elevada aliada ao novo para-choque oferece um excelente ângulo de saída de 31,4°, evitando danos e sustos até mesmo nas saídas de garagem mais íngremes.


A nova direção elétrica tem assistência progressiva e linear, permitindo uma condução confortável e segura em qualquer condição de rodagem. E manobrar um SUV compacto nunca foi tão fácil: o volante do Pulse tem o menor esforço estacionário da categoria, além de um diâmetro de giro de apenas 10,5 metros. A robustez do SUV da Fiat se mostra ainda com recursos como o TC+, que auxilia o veículo a transitar em condições de baixa aderência. O equipamento ajusta os parâmetros do controle de estabilidade para bloquear a roda sem aderência e transferir o torque para o outro lado, aumentando a capacidade do Pulse superar obstáculos. Além disso, o TC+ conta ainda com o ABS Off-Road, que garante melhor frenagem em condições de baixa aderência em pisos como terra, barro e areia, trazendo assim mais segurança e eficiência ao frear o modelo. A fixação do motor e do câmbio têm fixação por meio de buchas especiais que garantem o máximo de absorção de vibração e ruído, o que torna o ambiente na cabine silencioso e agradável. Os cuidados com esses componentes permitiram uma redução de vibrações de até 32% no volante e 7% no trilho do banco em relação ao seu principal concorrente.


O interior do Fiat Pulse foi pensado nos mínimos detalhes para que seus ocupantes tenham a melhor experiência dentro do SUV. O ar-condicionado usa uma nova caixa de ar, feita para ter melhor performance climática e ainda favorecer o espaço interno. Como esse novo componente é menor, foi possível incluir mais porta-objetos na cabine do Pulse. E deixar o interior do seu jeito é simples, graças ao sistema automático que ajusta o ar-condicionado conforme a temperatura desejada. Somados, os porta-objetos espalhados pela cabine têm 25,1 litros de volume, o maior índice dentro do segmento. É possível guardar chaves, carteiras, copos e garrafas em diversos nichos, que ainda incluem três conectores USB (sendo um do tipo C) e opção de carregador de celular por indução para que o smartphone de todo mundo fique sempre carregado. O porta-malas dispõe de 370 litros de capacidade, que podem ser ampliados ainda mais graças ao rebatimento do banco traseiro. Os encostos podem ser baixados na proporção 60/40, ajustando-se à quantidade de passageiros a bordo do Pulse.


Conforto também significa comodidade. No Pulse é possível destrancar e trancar o carro acionando apenas um botão na maçaneta. Ligar o motor é igualmente simples, bastando acionar um botão ao lado da direção. Sensor e câmera de ré facilitam balizas, e o rebaixamento automático do espelho retrovisor direito ajuda a evitar ralados das rodas contra o meio-fio.


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