Em seu segundo ano no Brasil, Ford Territory faz frente à concorrência

Ford agora investe na importação de alguns modelos para fazer frente e reposicionar a marca

Por: Reginaldo Pupo  -  08/06/22  -  10:18
  Foto: Reginaldo Pupo

Após o fechamento das fábricas no Brasil nos últimos anos, a Ford agora investe na importação de alguns modelos para fazer frente à concorrência e reposicionar a marca. Picapes e SUVs continuam no portfólio com modelos premium, já que veículos de entrada como Ka, por exemplo, deixaram de ser fabricados.


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Para isso, a Ford importou modelos como os SUVs médios Bronco e Territory, além da picape Maverick. Hoje vamos falar do Territory. Curiosamente, ele é fabricado na China e derivado do SUV chinês Yusheng S330, montado pela JMC na cidade de Xiaolan, na China. Chegou ao Brasil para concorrer com o Tiguan (Volkswagen), Compass (Jeep) e o Equinox (Chevrolet). A versão única, Titanium, está na faixa dos R$ 214.990,00.


O Territory vem com motor 1.5 Turbo EcoBoost GTDI apenas a gasolina, com injeção direta de combustível, turbocompressor, intercooler e comando de válvulas variável acionado por corrente. O motor desenvolve 150 cavalos de potência a 5.300 rpm e 22,9 kgfm de torque máximo, disponível entre 1.500 e 4.000 giros. O consumo é de 9,2 km/l na cidade e 10 km/l na estrada.


O Territory vem com motor 1.5 Turbo EcoBoost GTDI apenas a gasolina, com injeção direta de combustível, turbocompressor, intercooler e comando de válvulas variável acionado por corrente
O Territory vem com motor 1.5 Turbo EcoBoost GTDI apenas a gasolina, com injeção direta de combustível, turbocompressor, intercooler e comando de válvulas variável acionado por corrente   Foto: Reginaldo Pupo

DESIGN
Achei seu design bem arrojado e bonito. Não é agressivo, é bem elegante e apesar de ter chegado às terras tupiniquins em 2020, ainda chama a atenção por onde passa.


Inclusive aconteceu um fato bem curioso quando estava indo com o carro para Gonçalves (MG). Na estradinha que dá acesso à cidade, um carro se aproximou. Como eu estava dentro dos limites de velocidade, me desloquei um pouco à direita para dar passagem. O motorista não ultrapassou.


Mais à frente, novamente dei passagem e ele não ultrapassou, mesmo não vindo nenhum outro carro na direção contrária. Fiz isso ao menos mais umas três vezes. Até que decidi parar no acostamento. E ele parou ao lado do carro e disse: “Não queria ultrapassar, só queria ver este carro mais de perto. Que lindo!”. Ao lado dele uma pessoa filmava o Territory.


Ele seduz por seu desenho harmonioso. Na frente, o conjunto óptico combina com sua bela frente. Tem faróis em LED, mas os de milha são amarelos. A traseira é mais imponente e confere um status mais arrojado e inovador. Vem equipado com sensor de estacionamento, câmera de ré e rodas aro 18”.


Apesar de seu tamanho, o porta-malas comporta apenas 348 litros. Mas ao menos é iluminado, tem tomada de 12 volts e bem é forrado.


O seu porta-malas comporta 348 litros
O seu porta-malas comporta 348 litros   Foto: Reginaldo Pupo

INTERIOR
Aliás, o que mais chama a atenção no Territory é seu acabamento primoroso. O carro que testei tinha bancos em couro na cor caramelo, tom que virou modinha entre os carros de luxo.


Além de seu espaço interno bastante generoso, o carro vem equipado com um dos maiores tetos-panorâmicos que já vi, bancos bem confortáveis (os da frente podem ser resfriados ou aquecidos), cintos de três pontos, isofix na fileira traseira, que também acompanha um apoiador de braços com dois porta-copos. Há ainda saída de ar para os passageiros do banco traseiro e uma saída USB.


O acabamento interno recebe uma mescla de material em soft touch, black piano e uma superfície que imita madeira, deixando o visual bastante agradável. Seis air bags garantem a segurança de todos os ocupantes. Falando em segurança, o veículo também tem alerta de ponto cego nos retrovisores, com sinal sonoro, que também podem rebatidos.


“NAVE”
O painel de instrumentos, totalmente digital, e o kit multimídia, são um caso à parte. Dizer que está dirigindo uma “nave” não é nenhum exagero. Inclusive a noite, um filete de luz de LED “passeia” pelo interior do carro dando realmente a impressão de estar conduzindo uma nave. O câmbio (CVT que simula oito velocidades) faz lembrar um “manche” de avião. Que nave!


Ao contrário da maioria dos carros de luxo, que acopla o multimídia sobre o painel, parecendo um tablet flutuando, o recurso no Territory está incorporado ao painel.


Por meio do multimídia é possível acionar as câmeras, em 360 graus, diga-se de passagem, com uma resolução extraordinária. Ao dar seta, a câmera dá uma espécie de zoom, que mostra com detalhe os pneus próximos à calçada. Uma ferramenta perfeita para auxiliar na hora de estacionar. E ainda tem assistente de estacionamento. Ou seja, estaciona “sozinho”.


No console há duas entradas USB e uma tomada de 12 volts e carregador de celular por indução. O volante, forrado em couro, tem ajustes manuais de altura e profundidade e muitos dos comandos estão localizados em sua base.


O Territory tem piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa, faróis e limpadores de para-brisa automáticos, freio de mão automático (deveria se chamar “freio de dedo”, já que um pequeno botão substitui a tradicional alavanca), sensor de estacionamento, entre outras facilidades.


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