Duas novas versões de carros da Peugeot para você colocar na sua garagem

Design arrojado e muita tecnologia embarcada são alguns dos tributos marcantes nos carros da marca

Por: Reginaldo Pupo  -  21/06/22  -  06:56
O 208 é mais compacto e versátil, já o 2008, da série Skywalker, é em alusão à saga Star Wars
O 208 é mais compacto e versátil, já o 2008, da série Skywalker, é em alusão à saga Star Wars   Foto: Jéssica Aquino

Design arrojado e muita tecnologia embarcada são alguns dos tributos marcantes nos carros da marca francesa Peugeot, que de alguns anos para cá, deu um importante salto de qualidade no mercado automobilístico, o que vem incomodando (e muito!) a concorrência. Bom para nós!


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


A gama de modelos atende às necessidades do consumidor brasileiro, cada vez mais exigente e ávido por novidades, principalmente as tecnológicas. E isso a Peugeot vem mostrando que tem de sobra.


Vou listar dois modelos gentilmenmte cedidos pela marca e fazer um breve resumo sobre o que eles têm a oferecer. Começando pelo 2008, da série Skywalker, em alusão à saga Star Wars, que segundo a marca, disponibilizou apenas 310 modelos no Brasil. Privilégio para poucos....


  Foto: Jéssica Aquino

Esta série personalizada tem visual e acabamentos exclusivos, voltados para um público mais jovem e foi baseada na versão Griffe, a mais top do modelo, com motor flex 1.6 THP, mais que suficientes para conduzir seus 1.231 quilos. São 173cv de potência, tornando este SUV médio um dos mais potentes da categoria.


Apesar de personalizado, por fora o design agrada e de forma sutil traz algumas mudanças em relação à versão original, como as rodas aro 16’, pintura das grades, a assinatura Skywalquer, e o para-lamas dianteiro, que ostenta o emblema cromado da Aliança Rebelde. Outro quesito que faz alusão à saga é o freio de mão, muito parecido com um manche de jato ou avião.


Por dentro o acabamento mescla materiais em plástico, imitação de aço escovado e couro e vem com bancos mesclados em couro e tecido em dois tons de cores e um generoso teto panorâmico. Também vem equipado com Apple CarPlay e Android Auto.


Uma das características dos carros da Peugeot, e que me agrada bastante, é o volante ligeiramente mais rebaixado, de forma que você consegue observar o painel acima dele. Em modelos tradicionais, geralmente é possível ver o painel no vão mais alto dos volantes. Isso dá a impressão de que você tem uma melhor visibilidade. E, por ser menor que os convencionais, o volante ainda dá uma sensação de esportividade.


  Foto: Jéssica Aquino

O 2008 Skywalker concentra a maior parte dos comandos em sua tela central multimídia Connect Radio, deixando o cockpit com poucos botões, conferindo um ambiente mais clean. Ele é equipado com ar climatizado de duas zonas, câmera de ré, sensor de estacionamento, entradas USB, câmbio automático, seletor de modos de condução, piloto automático (não adaptativo), limitador de velocidade, faróis automáticos, entre outras amenidades.


Não sei se todos os 310 modelos já foram comercializados, mas todos os compradores ganharão um ano de assinatura do Disney+, o serviço de streaming de vídeo da Disney. O novo 2008 Skywalker tem preço sugerido de R$ 121.990,00.


  Foto: Jéssica Aquino

Novo Peugeot 208

Para quem prefere um carro mais compacto e versátil, o Novo Peugeot 208 é o mais indicado. Esqueça tudo o que você sabe, viu ou ouviu falar dos modelos anteriores. Aqui é o momento de você virar a chave.


A começar pelo seu lindíssimo design externo que chama a atenção por onde passa, inaugurando a nova identidade mundial da marca no Brasil. O conjunto óptico é um caso a parte. Todo em LED, tem um desenho bastante chamativo e inovador.


De acordo com a marca, a carroceria encorpada e de proporções homogêneas é mais longa, mais larga e mais baixa que a do modelo antecessor, apresentando as seguintes dimensões: 4.055 mm de comprimento, 1.738 mm de largura, 1.453 mm de altura e entre-eixos de 2.538 mm.


Por dentro, um detalhe que chama a atenção é seu painel de instrumentos em 3D. Batizada como Peugeot i-Cockpit 3D, a evolução do conceito patenteado pela marca amplia as sensações e o prazer de dirigir ao adicionar o primeiro cluster em três dimensões à sua bem-sucedida receita.


E esse prazer em dirigir é complementado por uma direção leve e macia. A exemplo do 2008, também tem volante ligeiramente mais rebaixado, de forma que você consegue observar o painel acima dele, porém, um pouco menor e com pegada mais esportiva.


Seu painel de instrumentos é elevado, com central multimídia touchscreen de 7 polegadas com Google Android Auto e Apple CarPlay, e a série de teclas de “alternância”, que permitem acesso direto às principais funções do veículo.


Todas as versões são equipadas com o motor 1.6 16V Flex, que desenvolve 118 cv de potência e 151,8 Nm de torque, sempre associado a uma transmissão automática sequencial de seis marchas.


O Novo 208 chegou ao mercado brasileiro em quatro versões de acabamento: Active, Active Pack, Allure e Griffe, todas elas dotadas do mesmo design e colocando o condutor num patamar de destaque, ou seja, no centro de uma experiência de condução diferenciada e única.


O carro vem equipado com reconhecimento de placas de velocidade, teto de vidro panorâmico, rodas de liga leve de 16” diamantada Kenobi, escapamento cromado, ar condicionado automático digital, volante multifuncional em couro, bancos em Alcantara, apoio de braço para o condutor, carregador de smartphone por indução, painel de bordo com acabamento Slush, chave keyless (presencial) com comandos de abertura das portas e porta-malas e partida do motor pelo botão Start/Stop, airbags de cortina e carregamento de smartphone wireless.


E no quesito segurança o Novo Peugeot 208 traz ainda sistema de frenagem de emergência, alertas de colisão e de correção de mudança de faixa. O modelo está disponível a partir de R$ 94 mil.


Nas próximas semanas vou falar sobre o Novo Peugeot 3008 e a versão 100% elétrica do 208, batizada de e-208GT.


Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter