Commander, primeiro SUV da Jeep fabricado no Brasil, chega em outubro

A pré-venda, no entanto, teve início no último dia 26 de agosto

Por: Reginaldo Pupo  -  14/09/21  -  06:54
 Commander, primeiro SUV da Jeep fabricado no Brasil, chega em outubro
Commander, primeiro SUV da Jeep fabricado no Brasil, chega em outubro   Foto: Reprodução

Considerado o maior e mais sofisticado SUV desenvolvido pela Jeep no Brasil, o Commander, produzido no Polo Automotivo de Goiana (PE), chegará às concessionárias a partir de outubro. A pré-venda, no entanto, teve início no último dia 26 de agosto e até a última sexta-feira, 10 de setembro, ao menos sete mil unidades já haviam sido vendidas.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Com o lançamento, a marca diz querer transformar o mercado brasileiro novamente, apostando em um novo patamar premium, já projetando um conceito global, já que será exportado para outros países latino-americanos.


O novo SUV vem carregado de sofisticação e conforto. O modelo é completo e já entrega todos os melhores conteúdos de série em duas versões, a Limited e a Overland, ambas com opções turbo flex 4x2 e turbo diesel 4x4. O espaço é outro atributo do Commander, pois possui sete lugares confortáveis e um amplo porta-malas, um dos maiores da categoria.


Dona dos modelos Renegade e Compassm que juntos venderam 600 mil unidades, a Jeep abocanha pouco mais de 20% da liderança do mercado de SUVs e pretende levar essa posição para mais um segmento que vem crescendo ano a ano, que é o de utilitários esportivos grandes.


Design
O equilíbrio das linhas traz a elegância e dinamismo para o novo SUV, que também possui as tradicionais e marcantes sete fendas que, juntamente com os faróis unificados, apresentam uma assinatura única, reforçando a largura e imponência da personalidade do Commander.


A silhueta traseira e a barra horizontal também combinam com os músculos robustos e a sofisticação da assinatura das lanternas. Além disso, o DNA Jeep pode ser observado em todos os detalhes, como nos arcos de roda trapezoidais, ângulos de rampa e altura de solo que caracterizam o family feeling lateral.


O grupo óptico foi desenvolvido para trazer uma dose extra de exclusividade ao modelo. Os faróis Full LED proporcionam mais segurança e possuem seta dinâmica, outra tendência premium, que funciona como um elemento adicional de elegância ao conjunto óptico.


Já as lanternas do Commander, também em LED, contam com desenho inédito e trazem acabamento em cromo acetinado, com quatro refletores inferiores, sendo um com a função de seta e os outros três com luz de posição e freio. O grupo óptico traz total harmonia entre suas luzes, uma vez que, os faróis de neblina e DRL também são em LED.


Sofisticação pode ser considerado o principal atributo do Jeep Commander, que é imponente por fora e sem igual por dentro. O interior foi projetado para entregar um refinamento de alto nível, o que pode ser visto até nos bancos, feitos em couro com detalhes em suede. Além de ser um requinte visual, a mistura de materiais também traz uma sensação inigualável de maciez e conforto.


Por fora, o modelo oferece seis opções de cores tradicionais (Branco Polar, Cinza Granite, Prata Billet, Azul Jazz, Deep Brown e Preto Carbon), além de uma cor nova e totalmente exclusiva do modelo: Slash Gold, um tom dourado sutil. Nas versões Overland, além do teto preto, as molduras inferiores são na cor do veículo. Por dentro, há três cores como opções para o acabamento interno: couro e suede preto (Limited), couro e suede marrom (Overland) e couro cinza (opcional).


Vale dizer ainda que o Commander traz nove easter eggs espalhados no interior e exterior do veículo. Além de alguns tradicionais encontrados também em outros modelos Jeep, o novo SUV da Jeep traz novos desenhos.


Espaço Interno
Espaço é algo que não falta no Commander. São três fileiras de assentos, sete lugares e um dos maiores porta-malas da categoria com 1.760 litros com todos os bancos rebaixados, 661 litros na configuração com cinco ocupantes e 233 litros com os sete assentos levantados, o maior volume com sete ocupantes no segmento. Além disso, o modelo também conta surpreendente espaço de porta-objetos: 31 litros de volume.


A segunda e terceira fileiras de assentos são reclináveis, garantindo uma posição mais confortável personalizada entre cada ocupante. Para completar, o Jeep Commander tem ótima acessibilidade a todo esse espaço, com ângulo de abertura de portas de 80°, o melhor entre seus concorrentes.


Tecnologia
O Jeep Commander se destaca por trazer muita tecnologia de ponta. Vem com cluster Full Digital personalizável de 10,25” e central multimídia com tela touch de 10,1” Full HD com navegação embarcada e espelhamento para Apple Carplay e Android Auto por conexão sem fio. Conta também com carregamento de smartphones sem a necessidade de cabo.


Basta apoiar o aparelho na parte indicada do console central. O procedimento ocorre por indução (é necessário que o aparelho celular seja compatível com a tecnologia). No entanto, caso outros passageiros queiram realizar o carregamento com fio, existem portas USB nas três fileiras de assentos.


Traz também acesso ao porta-malas com abertura e fechamentos elétricos na Limited e Overland, sendo que na última ainda há sensor de presença (Hands-Free). Ainda há pára-brisas e vidros laterais térmicos, rebatimento automático dos retrovisores, Keyless Enter ‘N Go e ar-condicionado Dual Zone com canal dedicado aos assentos traseiros.


Outros destaques em tecnologia, que oferecem mais conveniência ao cliente, são o banco do motorista com ajuste elétrico em todas as versões, banco dianteiro do passageiro com ajuste elétrico na Overland e o amplo teto solar panorâmico.


ADAS
O Jeep Commander vem muito bem equipado de série em todas as versões com tecnologias de direção autônoma muito valorizadas por clientes do segmento premium. Traz controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão com frenagem automática, detecção de ponto cego e de tráfego cruzado, alerta de mudança de faixa, frenagem de emergência para pedestres, ciclistas ou motociclistas, detector de fadiga do motorista, reconhecimento de placas de velocidade, comutação automática de faróis e park assist.


Para completar a melhor experiência a bordo, o Commander traz o sistema de som da marca premium Harman Kardon com nove alto-falantes, subwoofer e 450 Watts de potência. Ele conta ainda com a exclusiva tecnologia Fresh Air, que utiliza dutos da cabine como “caixa acústica”. Isso elimina a necessidade de caixas tradicionais, reduzindo o peso do sistema em 40% e o volume em 70%, além de garantir uma pressão de som mais alta e uma faixa de graves mais profunda.


Adventure Intelligence
O Jeep Commander é totalmente conectado. O modelo traz a Adventure Intelligence, plataforma de conectividade exclusiva da Jeep, em todas as versões. A plataforma proporciona conveniência, assistência e entretenimento com mapas inteligentes, chamadas de emergência e wifi hotspot, que conecta até oito aparelhos no wifi nativo do Jeep Commander.


Uma grande novidade da plataforma na versão Overland é a função Alexa in vehicle, que leva a assistente pessoal da Amazon para dentro do novo SUV da Jeep. Basta estar conectado e sincronizado com sua conta e é possível utilizar todas as funções da Alexa de dentro do carro. Além de todos os comandos já conhecidos, como fechar os vidros, ligar os faróis ou o motor, o Jeep Commander tem acesso a todos os comandos da assistente, inclusive externos ao veículo. Por exemplo, é possível pedir ao Commander para abrir o portão da garagem, ver a condição do tempo, procurar um restaurante ou uma farmácia, ou até mesmo acrescentar um item a uma lista de compras.


O Commander traz ainda o Jeep Off-Road Pages com informações como grau de inclinação vertical e lateral, sistema de tração selecionado e status do bloqueio de diferencial.


Performance
Desenvolvido sobre a plataforma Small Wide, o Jeep Commander tem carroceria composta por 79% de aços de alta e ultra resistência, o que proporciona maior segurança aos seus ocupantes por aumentar a rigidez e a absorção de impactos.


O modelo traz novas suspensões dianteira e traseira com geometria e calibração adaptadas para as dimensões e o peso do modelo. Foram desenvolvidas para entregar o melhor desempenho, dirigibilidade e conforto em todas as condições.


Até mesmo a performance do ar-condicionado do Commander se destaca. Com sistema dual zone e blower posterior, ele apresenta a melhor temperatura na terceira fila do segmento, 10% mais baixa que os concorrentes.


O modelo ainda possui vidros com isolamento termoacústico. O para-brisas e as janelas do novo SUV da Jeep trazem uma tecnologia única. Desenvolvidos em várias camadas, garantem melhor isolamento, reduzindo até 10db no som e cerca de 10°C na temperatura do interior do veículo. Para completar, os vidros traseiro e laterais são mais escuros, proporcionando mais privacidade e proteção solar.


Outro diferencial do Jeep Commander é em relação ao seu comportamento de NVH (Ruído, Vibração e Aspereza), com o melhor índice de articulação e conforto entre os concorrentes. O modelo foi desenvolvido para entregar um baixo nível de ruído nas mais diversas condições, seja no tráfego urbano ou rodovias, no asfalto liso ou em pisos irregulares e estradas de terra.


Versões
O Jeep Commander vem equipado com o motor T270, que oferece baixas emissões de CO2 e ótima performance. Ele já vem preparado para atender aos requisitos do Proconve L7, previsto para janeiro de 2022. Seu design é focado na eficiência e apresenta baixo consumo de combustível. Com tecnologia global e produzido no Brasil, o T270 tem 185 cv e 270 Nm e é o motor flex de maior potência do país entre os motores turbo flex.


As versões Turbo Flex do Commander possuem sistema de tração 4x2 e câmbio automático de seis velocidades. Trazem ainda o modo de condução Sport, que habilita uma calibração diferenciada, com trocas de marchas mais rápidas que passam a ser realizadas em rotações mais altas. Isso torna a resposta do acelerador mais ágil e a direção fica mais firme, proporcionando uma experiência de condução mais esportiva.


O Jeep Commander possui também o Traction Control +, sistema de controle de tração que atua em condições em que o veículo tenha piso de baixa aderência com o solo em uma das rodas. Ele está disponível para todas as versões 4x2.


O sistema aplica torque de frenagem na roda que está escorregando e transfere o torque para outra roda que esteja em contato com o piso. Para habilitar a função, basta que o motorista pressione a tecla ASR OFF. Assim, mesmo com tração dianteira, o modelo ainda pode se aventurar nas trilhas, como todo Jeep.


O Jeep Commander também oferece como opção o motor turbo Diesel TD380, de quatro cilindros, que recebeu um mapa de calibração específico, novo volante motor, novo conversor de torque, nova turbina e teve a curva de pedal aprimorada, permitindo um aumento de torque de 350 Nm para 380 Nm. Com 2.0 litros e quatro cilindros, o propulsor possui 170 cv de potência.


O TD380 também ainda antecipa o atendimento às normas do Proconve L7. O propulsor traz o sistema SCR de pós-tratamento de gases de escape, reduzindo a emissão de gases poluentes. Com isso, é necessário o uso do aditivo ARLA32. No motor TD380 a autonomia é de cerca de 10 mil km. Assim, o motorista não precisará parar para abastecer com o aditivo com muita frequência.


Com o autêntico DNA Jeep, todas as versões Turbo Diesel do Commander possuem sistema de tração 4x4 com reduzida, câmbio automático de 9 velocidades, seletor de terrenos com três modos (Sand/Mud, Snow e Auto) e HDC (Hill Descent Control), que auxilia o motorista em descidas íngremes durante percursos off-road. Além disso, possuem altura mínima de solo de 21,2 cm, ângulo de entrada de 26° e de saída de 24°.


Além de tudo isso, a versão T270 turbo flex 4x2 vem com o Jeep Traction Control+. Já a configuração com motor diesel também conta com modo 4x4 Low, seletor de terrenos com três modos (Sand/Mud, Snow e Auto) e Hill Descent Control.


A pré-venda do Commander, que começou na última quinta-feira (26), pode ser feita pelo sitee na rede de concessionárias. A reserva funciona com um sinal de R$ 5 mil e a previsão de entrega dos carros é a partir de outubro.


Valores sugeridos
Jeep Commander Limited Turbo Flex AT6: R$ 199.990.
Jeep Commander Overland Turbo Flex AT6: R$ 219.990.
Jeep Commander Limited Turbo Diesel 4x4 AT9: R$ 259.990.
Jeep Commander Overland Turbo Diesel 4x4 AT9: R$ 279.990.


Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter