Os cuidados nas estradas durante as festas

Muitas vezes, acidentes poderiam ser evitados simplesmente pelo cumprimento de regras básicas definidas pela legislação

Por: Paulo Corrêa Jr  -  23/12/21  -  07:15
  Foto: Pixabay

Historicamente o número de acidentes nas estradas aumenta nessa época, em todo país, em função de três dados: imprudência, maior quantidade de carros nas pistas e consumo de bebida alcoólica.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Com todo o trabalho de educação no trânsito feito pelos Governos Estaduais e Federal e a aplicação de tecnologia na fiscalização e coibição de abusos, tivemos redução nos índices. Porém, ainda estamos longe do aceitável.


Vezes em grandes rodovias, vezes em pequenas estradas - principalmente pelo interior de São Paulo e Vale do Ribeira - tenho minha rotina diária, há muito tempo, em estradas, o que me tornou testemunha de muitos abusos e atos inconsequentes praticados por motoristas irresponsáveis. Muitas vezes, acidentes poderiam ser evitados simplesmente pelo cumprimento de regras básicas definidas pela legislação. São vidas perdidas e traumas causados por negligência e falta de atenção.


É preciso que o motorista tenha maturidade para entender que um veículo na pista pode se tornar uma arma. No último feriado prolongado, 78 pessoas perderam a vida em acidentes nas estradas e tivemos quase mil autuações por alcoolemia. Para que tenhamos ideia do quanto ainda temos que evoluir em relação à conscientização, a cada 16 testes feitos em condutores, um resultou em flagrante por condução sob o efeito do álcool.


Nestas festas, seja prudente e responsável. Cobre de si e daqueles que você ama, uma atitude nas estradas que não coloque a vida de ninguém em risco.


Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver todos os colunistas
Logo A Tribuna