O som não pode ser mais alto que seu direito

Onde e até que volume de som um cidadão pode ouvir sua música?

Por: Paulo Corrêa Jr  -  05/05/22  -  06:46
  Foto: Imagem ilustrativa/Unsplash

Onde e até que volume de som um cidadão pode ouvir sua música? A falta de regras - e de bom senso - para o uso de equipamentos de som em locais públicos tem causado muita discussão em diversas partes do Brasil. Denúncias, reclamações e até brigas são registradas periodicamente, sem que se definam normas claras sobre o assunto.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O princípio básico da convivência é que o direito de um termina onde começa o do outro. Ainda que muitos tenham vontade de ouvir música quando vão à praia por exemplo, é importante que tenham consciência de que existe também, o direito do próximo de não ouvir, seja lá o que for o tipo de música que esteja tocando na caixinha de som utilizada.


A cidade do Rio de Janeiro e algumas cidades da Baixada Santista – principalmente as que recebem turistas em suas praias – têm estipulado multa e penalidade para essa prática, ainda que exista a resistência de alguns em relação aos princípios básicos de empatia.


A ordem deve prevalecer de forma que o convívio coletivo seja preservado sem interferências. O abuso do som traz desconforto para muitos e, considerando os locais públicos, o uso de fones de ouvido deveria ser o mais sensato e inteligente.


Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter