Caminhamos para a liberação do uso de máscaras

Rio de Janeiro pode acabar com obrigatoriedade pelo uso do acessório

Por: Paulo Corrêa Jr  -  03/03/22  -  06:31
Cidade deve ter sua realidade alterada nos próximos dias
Cidade deve ter sua realidade alterada nos próximos dias   Foto: Matheus Tagé/AT

A cidade do Rio de Janeiro deve ter sua realidade alterada nos próximos dias, com a provável liberação da obrigatoriedade do uso de máscaras no enfrentamento a Covid-19, tanto para locais abertos como fechados.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Segundo a Secretaria Municipal de Saúde daquela cidade, nas próximas duas ou três semanas, uma nova avaliação será feita em relação às transmissões, internações e óbitos. A cidade está otimista, uma vez que os índices têm se mantido em queda, confirmando a tendência de redução de infecções que já havia sido apontada pela edição do levantamento publicada em 9 de fevereiro. Um dos principais indicadores da diminuição de casos é a taxa de positividade. Em queda desde 16 de janeiro, o percentual de testes positivos para covid-19 chegou a 6,4% na semana passada, significando que, a cada 100 testes realizados, menos de sete detectam o novo coronavírus.


O Fórum Nacional de Governadores, que reúne chefes dos 26 estados e do Distrito Federal, pediu uma análise técnica ao comitê científico que o assessora voluntariamente e agendou para o próximo dia 15 uma reunião a fim de formular um cronograma de transição de medidas restritivas relacionadas à Covid-19.


A ideia é que as máscaras deixem de ser uma medida obrigatória e passe a ser uma recomendação, assim como os demais itens de prevenção: o uso de álcool em gel e distanciamento.


Mas é bom ressaltar a importância de continuarmos vacinando para que tenhamos total segurança. Afinal, ainda temos 670 mil pessoas que já poderiam ter tomado a dose de reforço e não o fizerem, segundo dados do Governo Federal.


Aos poucos, vamos retomar a vida normal, graças a Deus.


Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter