Absurdo: Aumento de 70% no abandono de animais

Adote com responsabilidade e cuide com carinho os animais

Por: Paulo Corrêa Jr  -  29/07/21  -  09:15
 Absurdo: Aumento de 70% no abandono de animais
Absurdo: Aumento de 70% no abandono de animais   Foto: Irandy Ribas/AT

A pandemia trouxe para todos nós um cenário ruim, com perda de vidas, estagnação econômica e crescimento nas taxas de desemprego. O mundo inteiro foi impactado ao longo dos últimos anos com notícias tristes e a incerteza de quando teremos nossa rotina.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Talvez por causa disso – ainda que não exista a menor possibilidade para servir como desculpa – tivemos um aumento de 70% nos casos de abandono de cães e gatos. Animais que antes tinham comida, abrigo, saúde e segurança, passaram a ter fome, medo e sofrem maus-tratos nas ruas de todo o país. Esse número foi divulgado pela AMPARA Animal, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que presta ajuda às ONGs e aos protetores independentes da causa animal.


O que torna esse número ainda mais cruel é que esse resultado provavelmente é reflexo do movimento inverso detectado no início da pandemia onde, por impulso, as pessoas buscaram adotar animais como companhia. A alegação de alguns donos, foi o fim do auxílio emergencial, o retorno ao trabalho ou o desemprego.


A posse de qualquer animal deve ser obrigatoriamente responsável, considerando que serão necessários cuidados especiais, como medicamentos para tratar da saúde, abrigo da chuva e do sol excessivos, e sobretudo, muito carinho, amor e afeto.


Ressalto que o Brasil possui legislação pertinente e autoridades competentes que são responsáveis pela manutenção da lei e punição de crimes. Sim, tratar mal ou abandonar uma animal é crime e tem pena estipulada. Caso você presencie maus-tratos a animais de quaisquer espécies, sejam domésticos, domesticados, silvestres ou exóticos – denuncie na delegacia de polícia mais próxima.


Adote com responsabilidade e cuide com carinho os animais.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Logo A Tribuna