Cruzeiros temáticos: experiências únicas e memoráveis

Forte tendência também se explica pela possibilidade de aproveitar um ou mais shows com muito conforto

Por: Marco Ferraz  -  11/08/23  -  06:24
  Foto: Divulgação

Música, entretenimento, diversão e lazer em um único lugar. Os cruzeiros temáticos estão ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. Na temporada 2023/2024, prevista para ser a maior dos últimos 11 anos, 15 fretamentos estão confirmados, sendo dois deles no exterior, com opções grandiosas para o mais variado perfil de cruzeiristas.


Motivos para tanto crescimento não faltam. Dos grandes shows e festivais aos roteiros gastronômicos ou esportivos, as opções existentes garantem momentos únicos e inesquecíveis. Esses cruzeiros trazem a combinação perfeita entre a experiência de visitar diversos destinos em uma mesma viagem, sem precisar desfazer as malas, com a possibilidade de ter atividades e entretenimento relacionados a um interesse específico. Para muitos, essas viagens são a possibilidade de viver o sonho de embarcar ao lado dos seus ídolos.


Além disso, os cruzeiros são viagens com excelente custo benefício, pois reúnem no mesmo pacote transporte, hospedagem, alimentação, múltiplos destinos e atividades em um único lugar e, no caso do tema desta coluna, também englobam os ingressos para o tão esperado show, sempre com a possibilidade de planejamento e parcelamento dos valores.


Essa forte tendência também se explica pela possibilidade de aproveitar um ou mais shows com muito conforto, serviço exclusivo e a segurança de não ter que voltar para casa depois de aproveitar muito. A cabine está logo ali e, no dia seguinte, uma nova programação já pode ser feita.


Inclusive, esse fator também tem atraído os mais jovens que, segundo o Clia State of the Cruise Industry 2023, são o futuro dos cruzeiros. O recente estudo mostra que 88% dos millennials (nascidos entre 1981 a 1995) e 86% dos viajantes da geração X (nascidos entre 1965 e 1981) que já fizeram cruzeiros, afirmam que planejam fazê-los novamente.


Os cruzeiros temáticos são vantajosos para o público, para a indústria de cruzeiros e para toda comunidade turística envolvida na atividade, como agências de viagens, operadoras de turismo, hotéis, gastronomia, entre outros.


O aumento desta demanda ajuda a puxar para cima o setor como um todo. Com eles, temos um incremento grande com o aumento de roteiros, já que o fretamento acontece nos minicruzeiros, de três a quatro noites. Além disso, os cruzeiros temáticos servem como uma porta de entrada para os cruzeiristas, que gostam da experiência e voltam para fazer outras viagens de três, quatro ou sete noites, no Brasil e no exterior.


Sem contar os ganhos que esses turistas trazem para os destinos que recebem os navios. Levando em conta que a média de impacto econômico gerado por cada cruzeirista nas cidades de embarque e desembarque, como Santos, é de R$ 770,97, conseguimos visualizar a importância deste perfil de viagem. Esses valores ficam, por exemplo, no comércio local, na hotelaria, nos restaurantes, nos serviços de transporte e de passeios.


Independentemente do perfil ou do tema escolhido, os cruzeiros temáticos no Brasil prometem e entregam uma jornada extraordinária, que ficará gravada na memória para sempre.


Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter