A temporada de cruzeiros já vai começar

Acessíveis, responsáveis e experienciais, transatlânticos impactam positivamente a vida e a alma das pessoas

Por: Marco Ferraz  -  13/10/23  -  06:28
Santos receberá seis navios: Costa Diadema, Costa Favolosa, MSC Armonia, MSC Grandiosa e MSC Lirica e MSC Preziosa (foto)
Santos receberá seis navios: Costa Diadema, Costa Favolosa, MSC Armonia, MSC Grandiosa e MSC Lirica e MSC Preziosa (foto)   Foto: Sílvio Luiz/AT

A temporada de cruzeiros 2023/2024 começa em 12 dias, com a chegada do MSC Preziosa em Salvador (BA). Em Santos, o navio chegará no dia 29, um domingo, seguindo depois seu roteiro por Ilhabela (SP) e Búzios (RJ). Será o pontapé inicial de uma temporada prevista para ser ainda maior que sua antecessora. Serão quase sete meses de costa litorânea movimentada, com navios ganhando os mares do Brasil e da América do Sul, proporcionando experiências únicas para milhares de cruzeiristas de carteirinha e outros tantos que vivenciarão momentos em alto-mar pela primeira vez.


Os cruzeiros impactam positivamente a vida e a alma das pessoas. Eles são acessíveis, responsáveis e experienciais – o que os torna a melhor maneira de conhecer o Brasil e o mundo. Por essas e outras, quase 92% dos cruzeiristas desejam realizar uma nova viagem de cruzeiro e 87% querem retornar ao destino de embarque ou escala. Há produtos para todos os gostos e perfis: famílias em férias, grupos de amigos, casais, inclusive os que celebram seus casamentos dentro do navio. Além disso, os cruzeiros têm se tornado uma tendência cada vez mais forte entre os mais jovens.


Essa temporada também conta com o crescimento dos cruzeiros temáticos. Já são 15 fretamentos confirmados, com shows de artistas renomados, de personagens e programas infantis, experiências de gastronomia e muitas empresas que estão fazendo seus eventos e convenções dentro dos navios. A indústria de cruzeiros também contribui para a economia. Quando o cruzeirista desce no destino, vai impactar muitos setores e consumir passeios turísticos, restaurantes, lojas e serviços, sem contar uma tendência que tem crescido cada vez mais: as pessoas aproveitam a passagem pelas cidades de embarque e desembarque (onde elas iniciam e terminam seus roteiros) para estender a viagem por alguns dias e conhecer mais lugares na região, o que também é muito bom para o comércio e para a hotelaria local.


Santos, por exemplo, receberá seis navios: Costa Diadema, Costa Favolosa, MSC Armonia, MSC Grandiosa e MSC Lirica e MSC Preziosa. Juntos, eles ofertarão quase 583 mil leitos, com a expectativa de injetar mais de R$ 1 bilhão na região. E os responsáveis por esse impacto positivo são as pessoas. O cruzeirista é um influenciador, que vai conhecer diferentes lugares em uma viagem, e que, sem dúvida, vai querer voltar mais vezes e influenciar seus amigos e familiares.


O mercado vive um bom momento, com consumidores ávidos por novas experiências. Os brasileiros apreciam a diversão, interação e socialização. Os cruzeiros têm a missão de transformar esses sonhos em realidade e criar memórias inesquecíveis. Estamos totalmente focados nisso. Queremos chegar aos 805 mil cruzeiristas da temporada 2011/2012 e, para isso, trabalhamos por mais infraestrutura, menores custos, regulação e tributação justas, com mais navios, mais tempo de navegação, novos destinos, mais escalas e roteiros.


Sejam bem-vindos à temporada 2023/2024. Nos vemos a bordo!


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter