Revendo conceitos nos relacionamentos amorosos em meio à pandemia

Tenho a liberdade de dividir com vocês um e-mail que recebi de uma leitora

Por: Marcia Atik  -  19/10/21  -  07:44
 Revendo conceitos
Revendo conceitos   Foto: Clker-Free-Vector-Images /pixabay

Mudanças são necessárias sempre, mas num momento como o que estamos vivendo, semelhante ao pós guerra em que socialmente e particularmente muita gente foi atingida, acabamos tendo que nos adaptar e nos relacionamentos não está sendo diferente. Portanto tenho a liberdade de dividir com vocês um e-mail que recebi de uma leitora.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Olá, estou com problemas com meu marido que nunca foi ciumento, mas agora que me formei e comecei a trabalhar mesmo porque estamos precisando aumentar a renda daqui de casa, minha vida está insuportável. Sempre fui dona de casa e agora que meus filhos cresceram e depois de muito sacrifício para fazer um curso de esteticista estou me realizando e trabalhando. Era a hora de viver em paz e realizada e só tem brigas e desconfiança aqui em casa,apesar de reconhecer que o dinheiro que trago é necessário todo dia é de enfrentamento e choro além deque nossa vida sexual simplesmente acabou.


Cara esposa surpresa e triste, pelo que me conta em seu e-mail, seu marido sempre foi o protagonista da história de vocês, já que enquanto você ficava em casa ele trabalhava, sustentava e era reconhecido como tal. Agora que você também está buscando e realizando seu papel na sociedade e na família, tendo uma identidade profissional ele deve estar se sentindo ameaçado em seu papel ,além de uma mudança na rotina familiar que ele não esteja pronto para se adaptar.


Essa questão pode parecer corriqueira e comum ,mas na verdade ela está no cerne das mudanças do papel da mulher na sociedade e quando compreendida e valorizada contribui inclusive para diminuir o ciclo de violencia contra a mulher.


A questão do ciúme deve ser apenas uma manifestação dessa dificuldade de perceber que ele não é mais o potente da casa,aquele que dava prazer e saciava as necessidades de todos e isso acaba fatalmente repercutindo na sexualidade ,e portanto como a maioria das questões entre os casais deve ser conversada e avaliada ,não numa conversa em que as acusações e insatisfações sejam o principal tema ,mas sim numa conversa em que você consiga mostrar para ele o tanto que suas conquistas deixam você feliz e dimunuem o peso das costas dele,aliviando e que ter uma mulher feliz ao lado faz com que a cumplicidade sempre seja a tônica.


E você por sua vez ao invés de abandonar tudo ou o trabalho ou o casamento também está lidando com uma nova situação que é ver seu marido fragilizado e nesse sentido é a hora de apoiar e entender, assim a negociação e a confiança entre vocês deve melhorar.


Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter