Cores e odores

Uso de maquiagem e feromônios são aliados infalíveis na hora da sedução

Por: Marcia Atik  -  26/10/20  -  21:00
Atualizado em 26/10/20 - 21:45
  Foto: Reprodução

Mulheres usam a maquiagem para ficar mais bonitas, mas seus efeitos não são apenas estéticos, pois sabe-se que um rosto de mulher, pintado com bom gosto e sem exagero, pode tornar os homens mais generosos propensos a se deixar seduzir e até alterar sua capacidade de raciocínio.


Desde os primórdios as pessoas pintavam seus corpos, tal como uma tela, por vários motivos. Mesmo nos dias de hoje, não há como negar que a maquiagem é uma prática universal, que está no cotidiano das mulheres. Estudos comprovam o que nossos ancestrais já sabiam: Maquiagem favorece a simetria do rosto e causa a impressão de que a mulher é saudável, o que lhe confere fascínio.


O uso de cosméticos pode, portanto, se transformar em um instrumento interessante que permite diferentes resultados na sedução.


Entre outras, me chamou atenção uma pesquisa da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos - pode ser considerada misógina, mas aconteceu - na qual perceberam que em uma festa para angariar fundos para um hospital, as mulheres maquiadas conseguiam doações mais robustas do que as que não estavam maquiadas, comprovando, segundo eles, o poder da maquiagem nas relações entre homem e mulher.


Nesse estudo, também se percebeu que, para que isso ocorresse, as mulheres deviam estar a um máximo de 30 cm de distância dos homens, trazendo uma outra análise que é a da captação do cheiro, do odor da sedução, que é o feromônio. Descobriu-se que um nervo bem pobrinho que conecta o nariz ao cérebro, que se imaginou não ter nenhuma função, tem um papel determinante na atração sexual.


Portanto, essa dupla pode ser explosiva: Uma maquiagem cuidadosa e uma conversa ao pé do ouvido, próxima o suficiente para emanar o poder dos feromônios e da maquiagem.


Não creio que exista uma receita para acontecer a atração sexual, mas já que estudos comprovam por que não?


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter