Você já ouviu falar sobre gamificação? Entenda seu papel na educação

Ela explora alguns instintos humanos básicos e facilita a integração ao mundo dos negócios

Por: Leonardo Barbosa Delfino  -  19/06/22  -  08:00
Essa tecnologia invadiu o ambiente corporativo e transformou metas e tarefas cotidianas em atividades divertidas e envolventes
Essa tecnologia invadiu o ambiente corporativo e transformou metas e tarefas cotidianas em atividades divertidas e envolventes   Foto: adobe stock

Você já ouviu falar do conceito de gamificação? Essa tecnologia invadiu o ambiente corporativo e transformou metas e tarefas cotidianas em atividades divertidas e envolventes. Afinal, consiste na arte de aplicar elementos de jogos em um contexto de não jogo. Em uma definição mais formal, é o uso de design e mecânica de games para enriquecer diferentes ambientes normalmente não associados a jogos, com o objetivo de orientar, influenciar o comportamento e incentivar resultados práticos. Sua essência é uma mistura de competição, recompensa e diversão.


Em outras palavras, a gamificação explora alguns instintos humanos básicos e facilita a integração ao mundo dos negócios. Usa um conjunto de elementos que tornam certas atividades cotidianas mais envolventes graças aos ambientes divertidos disponíveis, por meio de um “jogo”.


É importante ressaltar que não basta apenas definir metas e exibir as pontuações dos funcionários. A estratégia de gamifica-ção exige muito mais e está transformando momentos como missões ou objetivos em algo como um videogame, onde você marca pontos, compete (de forma saudável) por meio de rankings, ganha recompensas e “salva o mundo”.


A gamificação é uma tendência crescente, pois atende às expectativas de jovens que cresceram jogando games e colecionando moedas virtuais e, hoje, fazem parte de uma população economicamente ativa.


Trata-se da geração Y, formada pelos nascidos entre 1978 e 2000, que respondem por 25% dos trabalhadores do País. O maior problema é que, como esse grupo é formado por jovens extremamente dinâmicos e criativos, muitos deles se sentem desmotivados pelas estruturas corporativas tradicionais.


No entanto, um estudo da consultoria Gallup descobriu que 70% das 2 mil maiores empresas do mundo implementaram pelo menos uma operação de gamificação em suas organizações.


Um exemplo bem-sucedido é o da Domino’s Pizza. Como solução para um impasse que diversos outros negócios enfrentam, a marca aderiu à estratégia de gamificação. O método adotado possui até nome, Pizza Maker, e se trata de um treinamento que utiliza simulações para engajar funcionários. Em seguida, eles são avaliados e recompensados. Ao passo em que buscam constantemente melhorar suas pontuações, os colaboradores em treinamento se especializam. Dessa forma, os jogos ajudaram muitos funcionários a dominar o menu e produzir pizzas com mais rapidez.


Outro exemplo é o da empresa de cosméticos L’Oréal, que recorreu à gamificação para aprimorar o treinamento e a comunicação com consultores. Ela criou um aplicativo acessível para todos.Nele, ao mesmo tempo em que aprendiam sobre o segmento, os colaboradores acumulavam pontos de experiência e distintivos.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
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