Logo A Tribuna
ASSINE
Icone usuario ENTRAR
CLUBE IMPRESSO ACERVO ASSINANTE

Tecnologia e Inovação no mercado da arquitetura e decoração

Conversamos com a arquiteta Yasmin Barja sobre as tecnologias que tem impactado o mercado da arquitetura

Por: Leonardo Barbosa Delfino  -  30/07/21  -  19:47
 Hoje existem outros softwares especializados no ramo da arquitetura e engenharia que nos possibilitam diversas facilidades
Hoje existem outros softwares especializados no ramo da arquitetura e engenharia que nos possibilitam diversas facilidades   Foto: Divulgação

Todos sabemos que a tecnologia está cada vez mais presente em nosso dia a dia. No mercado da arquitetura e decoração, algumas tecnologias vem atuando de forma promissora e significativa, criando novas tendências, produtos e serviços.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Neste artigo, conversamos com a arquiteta Yasmin Barja sobre as tecnologias que tem impactado o mercado da arquitetura. Segundo a arquiteta, quando falamos de arquitetura e tecnologia, sem dúvidas hoje a realidade aumentada e a realidade virtual são umas das mais promissoras ferramentas no meio. Elas conseguem fazer com que os clientes possam entrar em seus projetos de uma maneira única, onde conseguem ver com nitidez e clareza todos os tipos de acabamentos, cores, texturas, e ter uma maior noção de espaço como um todo, além de muitas outras vivências sem ao menos o projeto ter saído efetivamente do papel.


Além dessas ferramentas super importantes no nosso dia a dia, os softwares de modelagem são os principais instrumentos para que nós possamos executar todos esses serviços de realidade aumentada e virtual com excelência, já que são eles quem constroem de fato os nosso modelos em 3D após todo o processo criativo dentro do escritório.


“Atualmente outro diferencial na arquitetura são as impressoras 3Ds que nos permitem representar fielmente todos os detalhes da construção e minimizar o tempo de produção das mesmas, levando em consideração todo o tempo e desperdício de material que as maquetes executadas à mão demandavam.


Hoje existem outros softwares especializados no ramo da arquitetura e engenharia que nos possibilitam diversas facilidades, não só de modelagem 3D mas também de compatibilização de projetos executivos de diversas áreas (elétrica, hidráulica, estrutural, etc) que visam minimizar a quantidade de erros na hora da execução da obra, assim como a relação quantitativa de materiais, preços dos produtos e até mesmo gerenciamento de toda a operação do projeto.


A tecnologia também pode ser implantada nas obras e auxiliar na produção e levantamento de orçamentos, andamento de obra, cronograma online acessado pelo cliente através de seu smartfone, câmeras 24h para acompanhar o desenvolvimento da obra além de muitas outras funções que podemos implantar dentro do canteiro de obras.


Automatizar as tarefas diárias no apartamento depois de pronto e entregue pelos arquitetos é uma tecnologia que vem sendo muito requisitada e implantada nesses últimos anos e vem caminhando para se tornar padrão em residências de médio e alto padrão nos próximos anos. Ela nos permite acender as luzes e programar cenários direto do seu smathphone, criar sistemas de áudio e vídeo em home theater com qualidade cinematográfica, automatizar cortinas e iluminação, planejamento da rede de internet para ter um bom sinal WiFi em todos os cômodos, acionamento do ar-condicionado dos ambientes sem ao menos você ter chego em casa, sistemas de segurança (incluindo câmeras acessíveis por dispositivos remotos e fechaduras eletrônicas com notificação de entrada e saída, entre outros) e diversas outras opções que proporcionam conforto e auxiliam no dia a dia dos moradores.” destaca a arquiteta Yasmin Barja.


Vale a pena frisar que independente de todos os avanços tecnológicos e todas as facilidades que eles nos dão, é indispensável o projeto completo executado pelo profissional arquiteto, um entendimento de todo o processo por todos os envolvidos durante as etapas da obra para que a tecnologia possa ser implementada e funcione de maneira correta.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Logo A Tribuna