Quais são as profissões do futuro?

Você já parou para pensar em como o trabalho será daqui a alguns anos?

Por: Leonardo Barbosa Delfino  -  08/07/21  -  19:39
 Desenvolvedores de softwares estão na lista de profissões do futuro
Desenvolvedores de softwares estão na lista de profissões do futuro   Foto: Fotis Fotopoulos/unsplash

Você já parou para pensar em como o trabalho será daqui a alguns anos? Nos últimos anos, as transformações tecnológicas começaram a acelerar, chamando a atenção para as profissões do futuro. A pandemia de coronavírus e as mudanças de hábitos que ela causou fizeram com que algumas tendências, antes restritas a alguns nichos de mercado, fossem amplamente adotadas. Trabalho remoto, ensino online, home office… tudo isso demonstra como essa transformação é um caminho sem volta. Se você está no início de sua vida profissional, provavelmente tem dezenas de indecisões fervilhando em sua cabeça e já percebeu como os empregos tradicionais podem sofrer mudanças drásticas dentro de alguns anos.


Talvez tenha dúvidas se vai cursar uma graduação na faculdade ou se investirá em outra carreira pela qual sente mais prazer. São muitas opções, mas ficar de olho nas profissões que serão mais procuradas no futuro é essencial. Pode ser também que você já tenha uma carreira, mas quer se atualizar sobre as mudanças do mercado de trabalho. A seguir, destacamos algumas profissões que estarão em alta nos próximos anos com base em um estudo feito pela Hotmart, empresa que possibilita a venda de cursos onlines livres e diferentes modelos de negócios para os usuários da plataforma.


32 profissões que estão e estarão em alta
Mesmo com a extinção de algumas carreiras, outras serão criadas para suprir novas necessidades. São elas:


1. Desenvolvedores de softwares

São e ainda serão, por muito tempo, profissionais valorizados no mercado, pois fazem parte do grupo que cria os novos sistemas que automatizam processos. Sem os desenvolvedores, nada do que conhecemos estaria em pleno funcionamento hoje. São eles que analisam, compreendem, executam e realizam manutenções em plataformas e linguagens que auxiliam nos serviços dos negócios.


2. Especialistas em Experiência do Usuário/Cliente

Existem algumas variações para esse profissional no mercado, como Customer Success ou na tradução literal, Sucesso do Cliente. A função deste profissional é fazer com que o cliente tenha toda a assessoria necessária de algum produto/serviço contratado. Além disso, é responsável por garantir que a comunicação com o cliente seja feita de forma efetiva, garantindo a felicidade e fidelização. Já é comum encontrar esses profissionais em empresas de e-commerces e outras plataformas que prezam pelo resultado e experiência positiva do cliente.


3. Creators

Esses profissionais já estão em alta e prometem ficar ainda mais nos próximos anos. São aquelas pessoas que vivem de produzir conteúdo para a internet, também conhecidas como digital influencers. O creator tem total domínio das redes sociais, principalmente Instagram. O grande sucesso destes profissionais pode ser explicado pelo fato de que são pessoas se conectando com pessoas, e não com marcas. Mas, as marcas já sabem disso e estão investindo cada vez mais em parcerias com influenciadores digitais, sejam eles criadores de conteúdo com milhões de seguidores, ou nanoinfluencers, com um público menor, porém mais segmentado. Uma grande oportunidade profissional, não é mesmo?


4. Assessor de creators

Já existem agências/profissionais que cuidam das carreiras de influenciadores digitais e a tendência é que esse número aumente à medida que novos creators apareçam. Os assessores de creators, além de ajudá-los a conquistar novas parcerias com empresas, também orientam e fazem a gestão da saúde da carreira.


5. Profissional de marketing digital

Apesar do marketing ser uma carreira antiga, esse profissional vem se fortalecendo cada vez mais no meio online, criando uma especialização de carreira ainda mais voltada para a internet. A boa notícia para quem deseja apostar neste mercado é que existem áreas e demandas de diversos tipos.


6. Analista de Big Data

Este profissional analisa todas as informações provenientes de um sistema que circula na internet e que pode influenciar em um negócio/empresa, dominando o Data Science. O mundo digital depende muito de dados para analisar e melhorar seus processos. Por conta disso, surgiu o Analista de Big Data, responsável por colher e interpretar dados de diversos tipos.


7. Gestor de comunidade

Esse profissional é responsável por lidar com os consumidores e a comunidade ao redor de uma empresa, a fim de recolher opiniões para melhorar o negócio e o posicionamento da empresa com essas pessoas. Alguns negócios já possuem profissionais focados nessa função, que vai se expandir nos próximos anos. É uma função essencial dentro das organizações, pois são eles que garantem uma cultura em torno da empresa, criando fãs da marca.


8. Engenheiro ambiental

O meio ambiente tem sofrido alterações drásticas nos últimos anos e este profissional será cada vez mais essencial entre as profissões do futuro. A grande responsabilidade deste profissional hoje é conciliar tecnologia com meio ambiente. É inegável a necessidade de criar novos sistemas de gestão ambiental e soluções para ajudar o planeta.


9. Engenheiro hospitalar

A tecnologia em hospitais também evolui e novos aparelhos surgem para facilitar tratamentos, cirurgias e o dia a dia de profissionais da saúde. E é por isso que o engenheiro hospitalar está escalado entre as profissões dos próximos anos. Sua principal função é reunir e aplicar todas as tecnologias consideradas essenciais para solucionar problemas hospitalares dos mais variados tipos.


10. Segurança da informação

Será o profissional que assegurará que toda a informação digital de determinada empresa ou instituição não seja burlada ou invadida. Com o crescimento da tecnologia, surgiram também pessoas mal intencionadas, dispostas a roubar dados de pessoas e empresas. Profissionais de Segurança da Informação não só garantem que os dados sejam protegidos, como também ajudam a criar novas soluções.


11. Gestor de resíduos

A produção de resíduos vem aumentando consideravelmente, principalmente do tipo sólido, gerando a necessidade de uma gestão desta matéria que produzimos massivamente. O gestor de resíduos consegue ver os resíduos de outra forma, criando novos projetos e funcionalidades para dar um destino diferente e correto ao material descartado.


12. Arquiteto e Engenheiro 3D

No setor de engenharia, arquitetura e urbanismo, será possível projetar ambientes em 3D e, por isso, os profissionais deverão se especializar neste ramo para entregar uma experiência cada vez mais real ao seu cliente.


13. Desenvolvedor de dispositivos wearables

Em uma tradução livre, “weareable” significa “vestível”. São óculos, lentes, relógios e outros equipamentos que tenham algum tipo de tecnologia que facilite a vida das pessoas. E os profissionais capazes de desenvolver estes dispositivos estarão entre os mais procurados nos próximos anos.


14. Consultor de imagem

Da mesma forma que citamos o Coach focado em atividades físicas, o consultor de imagem vem para dar os melhores conselhos para qualquer pessoa que deseja trabalhar melhor sua aparência. Isso vale tanto para o pessoal quanto para o profissional e pode envolver desde o modo como você corta seu cabelo até a maneira como se veste.


15. Gestor de inovação

Por mais que possa parecer um termo genérico, já é possível encontrar empresas que oferecem essa vaga. Este profissional será responsável por repensar as estratégias de uma empresa, seja em seu core business ou para alguma área específica, com o intuito de melhorar seu modelo de negócio. Afinal, para uma empresa conseguir se destacar no mercado, é preciso inovar e sair do senso comum. Cada vez mais concorrentes surgem, e o papel do gestor de inovação é criar coisas novas para sempre estar à frente.


16. Geneticista

Já é uma profissão atual que atuará com ainda mais força nos próximos anos. Dentre as muitas funções de um geneticista, será cada vez mais possível identificar as prováveis doenças que uma pessoa tende a ter no futuro e agir na prevenção antes mesmo de aparecerem sintomas.


17. Gestor de talentos

Gerir talentos vai um pouco além da função que hoje o setor de Recursos Humanos exerce. É preciso identificar e atuar com maior eficácia nos pontos fortes e fracos das pessoas, para capacitá-las a serem sempre melhores profissionais em suas carreiras. O gestor de talentos, além de capacitar profissionais para serem melhores, atua no recrutamento de novos colaboradores tão talentosos quanto, ajudando a manter a cultura da empresa forte e diminuindo a rotatividade.


18. Especialista em e-commerce

O e-commerce já é um modelo de negócio trivial na vida das pessoas. Porém, com tantas lojas virtuais concorrendo na internet, será preciso se destacar cada vez mais para atrair clientes. Por isso, o especialista em e-commerce ainda tem um tempo longo de vida profissional garantido.


19. Profissionais de saúde mental

As profissões que envolvam cuidados da mente (terapeutas e psiquiatras, por exemplo) ainda estarão em alta. E a explicação é simples: ainda é muito pouco provável que as máquinas substituam o cuidado personalizado que estes profissionais têm com seus pacientes.


20. Especialista em energias renováveis ou energias alternativas

Não é de hoje que a preocupação com o ambiente é crescente e não será nos próximos anos que ela se acabará. Pelo contrário! A tendência é que seja cada vez mais necessário pensar em recursos alternativos que não gerem impacto no meio ambiente. Por isso, este profissional é de suma importância para os próximos anos.


21. Gestor financeiro

Este profissional é e será por muitos anos imprescindível para que as pequenas e grandes empresas consigam administrar seu dinheiro e manter suas contas no azul. Por mais que existam inteligências artificiais que façam cálculos melhor que humanos, essa posição ainda envolve decisões que computadores ainda não são capazes de tomar.


22. Analista de quantum machine learning

O analista de quantum machine learning (traduzindo, “aprendizado de máquina quântica”) é responsável pela pesquisa e desenvolvimento de soluções de ponta para aumentar a velocidade e performance de algoritmos de sistemas. É uma das grandes profissões do futuro, principalmente por conta do aspecto quântico, que é um diferencial. A grande sacada para os próximos anos é pensar nas carreiras que envolvam criatividade e relacionamento. Isso porque são funções que a inteligência artificial ainda não consegue reproduzir com precisão.


23. Gestor de Tráfego Pago

O gestor de Tráfego Pago possui um papel fundamental em qualquer negócio. Sua função é a criação e o gerenciamento de campanhas de mídia paga, como Google Ads e Facebook Ads. Além disso, realiza testes A/B para identificar pontos de melhoria para conversão. O crescimento da procura por profissionais especializados nesta área cresce cada vez mais, principalmente porque a mídia paga é uma grande fonte de aquisição de clientes e leads. Sem um especialista, empresas podem ter um grande prejuízo


24. Social Media

O profissional de Social Media é quem planeja, cria e analisa as postagens de perfis nas redes sociais. Assim, a Gestão de Tráfego Pago é uma profissão que está em alta e, com o surgimento de novas redes, cada vez mais as empresas terão a necessidade de contar com esses profissionais.


25. Desenvolvedor Web

Os Desenvolvedores Web são responsáveis por projetar, construir e cuidar de sites da internet usando as linguagens de programação. Como a internet definitivamente veio para ficar, a necessidade de contratar desenvolvedores crescerá, e muito, nos próximos anos.


26. Especialista em UX Design

O Designer em UX (User Experience ou Experiência do Usuário) é responsável por garantir que o designer projetado para um site ou aplicativo atenda as necessidades do usuário, através de soluções inovadoras e atraentes. A experiência do usuário deve ser levada em consideração para o sucesso de estratégias de marketing, pois foca na permanência do site, interação e conversão. A procura é grande e quem decidir trabalhar nesta área, terá muito espaço no mercado. Fica cada vez mais claro que o mercado está mudando e temos que nos reinventar cada vez mais. E você? Está se reinventando?


Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Logo A Tribuna