O futuro do mercado imobiliário: Tour virtual guiado

A internet mudou completamente a experiência dos consumidores em relação a pesquisas e compras

Por: Leonardo Barbosa Delfino  -  26/09/21  -  06:39
 O futuro do mercado imobiliário: Tour virtual guiado
O futuro do mercado imobiliário: Tour virtual guiado   Foto: Criando Valor Tecnologia

A internet mudou completamente a experiência dos consumidores em relação a pesquisas, compras e a forma de adquirir qualquer produto, isso inclui imóveis e traz ao mercado imobiliário a necessidade de se atualizar constantemente. A tecnologia é cada vez mais presente no setor e o corretor deve se atentar a essas novidades para se requalificar. O cliente que pesquisa imóvel pela internet pode ser conquistado por uma imobiliária que disponibiliza a opção de um tour virtual. O futuro é o tour virtual guiado, que falaremos a seguir.


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O que é um tour virtual de imóveis?
Esse recurso é muito interessante para expor os ambientes e integrar a realidade virtual nesse contexto. Podem ser realizados em imóveis já construídos ou em desenvolvimento. Além de poder estar disponíveis em Smartphone ou podendo ser acessado pelo computador.




Você já se imaginou caminhando pelo apartamento dos seus sonhos? É exatamente isso que o Tour Virtual 360º proporciona. Nele é possível enxergar todos os ângulos do ambiente visualizado. Essa tecnologia pode ser integrada com o uso dos óculos de realidade virtual e proporcionar uma maior imersão no ambiente. Podendo ou não ter interações com os mesmo.


Um ponto que diferencia o Tour Virtual 360º de um simples vídeo é a capacidade de prender a atenção do usuário. Sabemos o quanto é difícil prender a atenção do cliente durante poucos minutos com um vídeo dos cômodos do imóvel. Porém, ao se utilizar dessa tecnologia, a experiência do cliente se torna muito mais interativa e interessante.


O futuro do mercado imobiliário: O que é o tour virtual guiado?
Recentemente foi lançada a nova modalidade que junta o tour virtual a videochamada, trazendo mais interatividade transformandoem visitas guiadas digitais. Agora o corretor leva seus convidados "pela mão" em um passeio virtual, imitando sua tela na tela deles (ou deles na sua - se você permitir).Sincronizando para onde você olha, você pode se revezar no controle do tour virtual.Os hóspedes ainda podem se “desvencilhar” disso e olhar mais de perto onde ELES desejam para não perder a interatividade que caracteriza um tour virtual.Com um simples clique de botão, eles voltam ao local onde o anfitrião está (da mesma forma, o anfitrião pode forçar qualquer convidado a voltar ao seu ponto de vista com um clique de botão).Ao mesmo tempo, vocês podem falar uns com os outros durante o tour virtual.



As visitas guiadas ao vivo podem ser acessadas emdispositivosdesktopemóveis, para que seus clientes também possam discar de seus telefones celulares. O anfitrião (corretor) pode apontar áreas de interesse em tempo real e discutir o que está sendo visto em 360º por todos em tempo real.O hóspede (cliente) pode seguir para onde o anfitrião o leva, olhar ao redor por conta própria ou pedir permissão para controlar o passeio para todos como se fosse o anfitrião - ideal para fazer perguntas sobre os elementos e detalhes da cena .


As visitas guiadas ao vivo são mais do que uma videoconferência com uma tela compartilhada.Eles são uma ferramenta de comunicação embutida em um tour virtual.Todos podem navegar pelo passeio como estão acostumados ou seguir o exemplo de quem controla o passeio.Mas todo mundo vê o tour na qualidade que ele é - uma grande diferença em tentar compartilhar uma tela de 360º via Skype ou Zoom, por exemplo.


Vamos destacar aqui alguns benefícios de ter essa tecnologia em seu site.

1. Praticidade
Não é preciso agendar horário e a visitação pode ocorrer a qualquer hora do dia por diversas pessoas. Isso é uma vantagem para imobiliária e cliente. Às vezes não é possível levar a família inteira em uma visita de imóvel, é bem comum que essa tarefa fique a cargo do responsável financeiro da família. Já com o tour virtual a família inteira e até os amigos podem ajudar na pesquisa e na escolha. Assim, a casa recebe um número alto de visitantes sem que todos se desloquem até o local. Já para a imobiliária é uma vantagem em relação ao fato de ter mais de um cliente interessado em visitar o local no mesmo dia e horário. Com o tour virtual é possível que famílias diferentes visitem o local ao mesmo tempo sem nenhuma restrição de horários.


2. Mais persuasão
Ao disponibilizar a realidade para o cliente, o corretor ganha argumentos e mais segurança na hora de negociar o imóvel. A credibilidade que o imóvel adquire ajuda o corretor na hora de concluir a venda.

3. Alta conversão
Imóveis com tour virtual disponível tem taxas de conversão mais altas. Isso porque a realidade nua e crua pode despertar o interesse do cliente em ver se realmente o virtual é real. A chance de o cliente passar para a visita ao decorado aumenta muito e o interesse dele já é nítido, portanto é mais fácil que ele tenha ido até o local fisicamente apenas para outros detalhes. É uma questão de lógica: se o cliente visita de forma virtual vários imóveis, ele só vai fisicamente até aqueles que o interessam muito, portanto a chance de converter o interesse em venda é mais alta.


4. Facilidade de nova visita
Como citamos, a visitação é online e pode ser feita a qualquer momento do dia e por várias pessoas ao mesmo tempo. Mas outra vantagem do tour virtual é a possibilidade de revisitação no mesmo dia ou por quantas vezes quiser.

5. Economia
Mais uma vez a vantagem pode ser tanto para quem vende quanto para quem compra. Para a imobiliária que não tem dinheiro para investir em um decorado pronto, o tour virtual é uma alternativa viável e bem aceita pelo público. Aliás, ter a opção do tour virtual já deixa a empresa com um ar moderno e tecnológico, portanto em dia com as novidades. Já para o cliente a economia se dá por não gastar em vários deslocamentos até o imóvel físico. É natural que o cliente pesquise e visite vários imóveis antes de comprar ou alugar, logo a economia de combustível ou de valores de táxi e transporte público para ver o local pode ser vista pelo cliente como uma boa vantagem.


6. Número de clientes
Existem pesquisas que afirmam: uma página com tour virtual recebe muito mais clientes do que uma página com fotos comuns dos imóveis.Além disso, o tempo que o cliente fica na página é superior ao tempo em uma página comum. Se você ainda não entendeu essa vantagem, é bem simples: quanto mais tempo com você, menos tempo na concorrência. Além disso, se o cliente gasta tempo no seu site e gosta do que vê a possibilidade de recomendação para outras pessoas é alta.

7. Diferencial
O tour virtual pode ser percebido pelo seu público de forma muito positiva, já que mostra uma empresa antenada com a tecnologia e as novidades do mercado. Além disso, através de um estudo de comportamento realizado pelo Google, a empresa percebeu que existem momentos específicos de tomada de decisão em uma compra pelos clientes.Por tudo isso, o tour virtual 360° guiado se torna uma ferramenta em que os clientes podem conhecer o imóvel em qualquer momento, seja onde estiverem, com o auxilio em tempo real de um corretor. O mercado está em constante inovação!


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