O avanço da tecnologia e a expectativa do desenvolvimento social

A Tecnologia “G”, já avançou de casa e hoje encontra-se na casa do 5G

Por: Leonardo Barbosa Delfino  -  27/04/21  -  10:58
 A Tecnologia “G”, já avançou de casa e hoje encontra-se na casa do 5G
A Tecnologia “G”, já avançou de casa e hoje encontra-se na casa do 5G   Foto: Divulgação

Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


E se compararmos com pouco mais de 15 anos atrás, um dos principais entretenimentos de quem tinha um celular, era o famoso “jogo da cobrinha”, hoje substituído por milhares de outras formas de entreter, como as redes sociais, jogos, músicas entre outros.


A Tecnologia “G”, já avançou de casa e hoje encontra-se na casa do 5G, em diversos locais do mundo. Mas para que isso aconteça em larga escala, muitos setores devem se adaptar previamente. É uma nova infraestrutura, e não será qualquer dispositivo que irá comportar tal novidade, e não estou falando somente de smartphones. Chega a ser inimaginável o poder desta nova tecnologia, que não veio somente para conectar as pessoas, e sim as coisas.


Imagine os carros autônomos, eles precisam de uma conexão altamente veloz e com uma baixa latência para que respondam imediatamente a uma situação de risco, por exemplo. Ou até mesmo na sua casa, sua geladeira configurada e alertando em tempo real sobre a falta de um alimento específico para sua dieta. Pois é, o 5G vem para revolucionar o mercado, principalmente os mercados de telemedicina, games, comunicação, agricultura e dos transportes. Além de muitos outros que hoje talvez ainda nem conhecemos.


A realidade virtual trabalhada hoje, encontrará melhor sustentação quando conectado ao 5G, devido a todos os seus benefícios, quando comparado ao 4G.


No Brasil, a sua implementação já é muito aguardada. Em breve, esperamos ver as smart cities ou “cidades inteligentes” que terão a nova tecnologia como um reforço de melhor infraestrutura e agilidade nas conexões.


Muitos acreditam que em 2027, as redes móveis 6G estarão prontas, tendo como meta possibilitar acessos com velocidades de 1 terabit por segundo em 2030. Enquanto não temos nem o 5G “disponível” em nosso país, o que nos resta é aguardar e torcer para que o avanço destas tecnologias, sejam sinônimos reais também de desenvolvimento social, gerando cada vez mais oportunidades para nossa sociedade.


Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter