Inovação disruptiva: você sabe o que é?

Trata-se de uma alternativa necessária que se apresenta com uma qualidade menor, mas com o tempo vai se aperfeiçoando

Por: Leonardo Barbosa Delfino  -  11/06/21  -  19:48
Atualizado em 11/06/21 - 19:59
 Um exemplo clássico dessa disrupção é a plataforma do Youtube
Um exemplo clássico dessa disrupção é a plataforma do Youtube   Foto: Divulgação/Endeavor

A disrupção digital se caracteriza como o processo de otimização de algumas funções e recursos, através de tecnologias, as quais se mostram mais acessíveis a um público em geral.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Trata-se de uma alternativa necessária que, em um primeiro momento, se apresenta com uma qualidade menor, mas com o tempo vai se aperfeiçoando até passar a ser uma ameaça real a outras ferramentas mais tradicionais que, até então, compunham certa liderança em seus setores.


Um exemplo clássico dessa disrupção é a plataforma do Youtube que, na ocasião de seu surgimento, foi ironizada por muitos estúdios, os quais diziam que o internauta não iria se interessar em ver vídeos de baixa qualidade.


Enfim, o resultado todo mundo já sabe: a plataforma se tornou um exemplo popular de disrupção digital, com canais de sucesso em todo o mundo.


A disrupção tecnológica e o futuro dos segmentos


Quando se fala no futuro do mercado em relação à transformação digital, logo vem à mente questões ligadas às disrupções tecnológicas que podem suceder em cada setor.


Todavia, é interessante enfatizar que tudo depende de líderes inovadores e da capacidade de uma ampla adaptação por parte das organizações mais tradicionais, frente aos negócios, bem como a assimilação de recursos digitais.


Fazendo um panorama acerca do futuro dos segmentos, é possível supor que devido à mobilidade e flexibilidade no setor de seguradoras, por exemplo, a digitalização é um recurso que vem prevalecendo muito.


Já no setor financeiro, a adesão aos bancos digitais em detrimento das tradicionais agências bancárias é, sem dúvida, uma realidade incontestável.


Em geral, nota-se uma espécie de desmaterialização de processos que, cada vez mais, vem trazendo ótimos benefícios, como a redução no valor de serviços para o consumidor e de despesas para as empresas.


Principais tecnologias presentes no mercado


As disrupções digitais proporcionam novas tendências no mercado. No entanto, é importante destacar que novas tecnologias estão a surgir incessantemente, influenciando o mercado de consumo e fazendo com que os hábitos das pessoas sejam alterados.


As empresas, então, precisam estar atentas a essas mudanças para se posicionarem de forma mais competitiva. Confira, abaixo, algumas tecnologias que podem influenciar esse mercado de consumo:


Internet das Coisas;


Machine Learning;


Realidade Virtual;


Economias Compartilhadas;


Realidade Aumentada;


Impressão 3D;


Veículos Autônomos;


Blockchain;


Inteligência Artificial.


Obviamente que nessa lista há outras tecnologias que ainda estão em fase de desenvolvimento, mas que, teoricamente, podem oferecer impacto e grande potencial de mudança.


É mais do que urgente compreendermos que a busca por novas oportunidades de negócio e uma otimização do gerenciamento de uma cadeia de suprimentos, por exemplo, precisam ser totalmente pautadas em inovação e transformação digital.


São essas transformações que, cada vez mais, ampliam as tendências em segmentos de diversos setores do mercado que, por sua vez, precisa responder às expectativas do consumidor, tendo em vista o uso da tecnologia de uma forma disruptiva.


E não apenas em diversos setores do mercado, mas também no plano de carreira de um colaborador, em que é preciso haver uma atualização acerca do que está prevalecendo de inovações tecnológicas. E isso porque, nos dias atuais, dificilmente um gestor vai conseguir fazer parte de uma organização, se ele não mostrar que é capaz de conduzir essas transformações digitais.


Mas, o que isso significa? Significa que é importante estudar muito sobre esse assunto e, além disso, ter em mente que estar por dentro de tudo que acontece de inovação no mundo digital é algo que pode fazer a diferença, uma vez que a demanda por profissionais que sejam capazes de construir essas transformações é muito alta.


Essa questão é bem ampla. Ela se estende, por exemplo, no setor de RH, pois os processos seletivos por análise de currículos impressos já estão sofrendo adaptações que, inclusive, contam com plataformas que relacionam a vaga com o perfil do candidato, gerando um banco de dados com informações completas.


Em geral, é imprescindível que as organizações de vários setores saibam como desenvolver estratégias que possam focar em tendências digitais para que os lucros sejam constantes e o retorno nas respectivas vendas aumentem cada vez mais, sempre de forma assertiva. Você está preparado?


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter