É praticamente impossível pensar numa vida onde a tecnologia não esteja presente. Nós a usamos para absolutamente tudo, desde entretenimento até para nosso trabalho.
Assim como um negócio físico onde você consegue mensurar quem entra em determinado estabelecimento, quem consome do seu comércio e quem não atingiu o nível de consciência necessário para se tornar cliente, no digital isso também é necessário e isso é feito através de análise de dados. Neste artigo, entrevistei a produtora de conteúdo Thais Satu para falar sobre como a tecnologia tem impactado os negócios digitais.
Segundo ela, o primeiro passo para quem empreende no digital é entender o comportamento e o consumo de quem compra, de quem não compra e de quem apenas acompanha seus produtos ou serviços. Através dessa observação os empreendedores se tornam capazes de tomar decisões ainda mais assertivas para suas campanhas.
Os produtores digitais e empreendedores digitais devem ter a ciência de que é imprescindível conhecer os dados e as métricas do seu negócio.
E como esses dados podem ajudar o meu negócio?
Para Thaís Satu, com o crescimento da internet, diante dos avanços tecnológicos recorrentes, muitas coisas mudaram, dentre elas a forma como as pessoas ganham dinheiro e constroem seus negócios aqui. Os dados se tornaram o mapeamento virtual dos clientes que entram na sua loja, e diante deles você, produtor digital, tem ações estratégicas no seu negócio.
Exemplos:
- Conhecer a geolocalização dos visitantes;
- Ter acesso a dados antropológicos dos usuários;
- Compreender o tempo que a pessoa passa em seu site;
- Identificar a origem do tráfego;
- Analisar as taxas de conversão;
- Entender o comportamento do usuário dentro do seu domínio;
- Saber em quais canais há mais conversão de leads;
- Visualizar quais páginas e conteúdos são mais acessados;
- Ver em quais dispositivos os visitantes estão e
- Mensurar resultados de campanhas de Google Ads.
E como obter esses dados?
“Uma das formas é através de captura de lead, através de e-mail marketing, lista de transmissão e com cadastro feito pelo seu próprio cliente através do seu site, plataforma e redes sociais. Outra forma de obter dados reais é através de pesquisa com sua audiência nas suas mídias digitais e com seus clientes. Desenvolva questionários estratégicos para que suas ações estejam alinhadas com as expectativas do seu público dessa forma, independente da ação a ser tomada o produtor digital sentirá a diferença no resultado final já que estará agindo de acordo com o que o cliente espera.” Explica a produtora de conteúdo Thais Satu.
Construa uma cultura baseada em dados.
A análise de dados para negócios digitais é parte essencial para manter um projeto rentável e por isso precisa ser levada muito a sério de forma rotineira. Os dados são considerados o novo petróleo devido sua riqueza de informações e possibilidades de medição de tarefas. Cada empresa precisa aproveitar essa mina que tem em suas mãos e as utilizarem a seu favor constantemente, se guiando através dessas informações para construir o caminho ideal.