A importância dos dados para produtores digitais

Nós a usamos para absolutamente tudo, desde entretenimento até para nosso trabalho

Por: Leonardo Barbosa Delfino  -  20/05/22  -  10:05
 A importância dos dados para produtores digitais
A importância dos dados para produtores digitais   Foto: Divulgação

É praticamente impossível pensar numa vida onde a tecnologia não esteja presente. Nós a usamos para absolutamente tudo, desde entretenimento até para nosso trabalho.


Assim como um negócio físico onde você consegue mensurar quem entra em determinado estabelecimento, quem consome do seu comércio e quem não atingiu o nível de consciência necessário para se tornar cliente, no digital isso também é necessário e isso é feito através de análise de dados. Neste artigo, entrevistei a produtora de conteúdo Thais Satu para falar sobre como a tecnologia tem impactado os negócios digitais.


Segundo ela, o primeiro passo para quem empreende no digital é entender o comportamento e o consumo de quem compra, de quem não compra e de quem apenas acompanha seus produtos ou serviços. Através dessa observação os empreendedores se tornam capazes de tomar decisões ainda mais assertivas para suas campanhas.


Os produtores digitais e empreendedores digitais devem ter a ciência de que é imprescindível conhecer os dados e as métricas do seu negócio.


E como esses dados podem ajudar o meu negócio?


Para Thaís Satu, com o crescimento da internet, diante dos avanços tecnológicos recorrentes, muitas coisas mudaram, dentre elas a forma como as pessoas ganham dinheiro e constroem seus negócios aqui. Os dados se tornaram o mapeamento virtual dos clientes que entram na sua loja, e diante deles você, produtor digital, tem ações estratégicas no seu negócio.


Exemplos:


- Conhecer a geolocalização dos visitantes;


- Ter acesso a dados antropológicos dos usuários;


- Compreender o tempo que a pessoa passa em seu site;


- Identificar a origem do tráfego;


- Analisar as taxas de conversão;


- Entender o comportamento do usuário dentro do seu domínio;


- Saber em quais canais há mais conversão de leads;


- Visualizar quais páginas e conteúdos são mais acessados;


- Ver em quais dispositivos os visitantes estão e


- Mensurar resultados de campanhas de Google Ads.


E como obter esses dados?


“Uma das formas é através de captura de lead, através de e-mail marketing, lista de transmissão e com cadastro feito pelo seu próprio cliente através do seu site, plataforma e redes sociais. Outra forma de obter dados reais é através de pesquisa com sua audiência nas suas mídias digitais e com seus clientes. Desenvolva questionários estratégicos para que suas ações estejam alinhadas com as expectativas do seu público dessa forma, independente da ação a ser tomada o produtor digital sentirá a diferença no resultado final já que estará agindo de acordo com o que o cliente espera.” Explica a produtora de conteúdo Thais Satu.


Construa uma cultura baseada em dados.


A análise de dados para negócios digitais é parte essencial para manter um projeto rentável e por isso precisa ser levada muito a sério de forma rotineira. Os dados são considerados o novo petróleo devido sua riqueza de informações e possibilidades de medição de tarefas. Cada empresa precisa aproveitar essa mina que tem em suas mãos e as utilizarem a seu favor constantemente, se guiando através dessas informações para construir o caminho ideal.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
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