A importância da tecnologia em tempos de crise

Estar conectado, se tornou ainda mais essencial para muitos de nós neste período de pandemia

Por: Leonardo Barbosa Delfino  -  27/04/21  -  10:59
 As pessoas ficaram mais tempo em casa, logo ficaram mais conectadas
As pessoas ficaram mais tempo em casa, logo ficaram mais conectadas   Foto: Divulgação

Se antes pensávamos que era impossível realizar um bom trabalho de forma remota ou vender pelo digital, estávamos enganados. Estar conectado, se tornou ainda mais essencial para muitos de nós neste período de pandemia. Desde o acesso rápido a informação às nossas responsabilidades em tempos de isolamento social.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O mundo mudou, e os hábitos também. O que muitas vezes poderia ser algo pontual, para muitos, se tornou rotina. Pedir comida por aplicativo, é um exemplo de que a tecnologia é essencial para manter estabelecimentos em funcionamento, mesmo perante a um dos momentos mais críticos para o setor. Um destes apps, teve um aumento de mais de 100 mil novas empresas cadastradas na plataforma no ano passado. Um marco desta mudança no hábito e consumo.


Estudar on-line, o que para muitos era algo que não funcionava, do dia para a noite se tornou comum. A educação foi para o digital. O trabalho de forma remota, bateu a nossa porta e ainda não deu sinal de que vai embora. Aliás, muitas corporações já disseram que o home-office funciona bem, e não deixariam este modelo em segundo plano em algumas contratações.


Aqui, citei somente alguns exemplos do quanto a tecnologia é importante em muitos momentos das nossas vidas. Outros setores como o imobiliário também tiveram seu crescimento, nos últimos 12 meses. Sem a tecnologia, muitas atividades estariam paradas. Nossa comunicação seria mais difícil. Neste novo tempo, tivemos que nos reinventar, tanto como consumidor, quanto como dono de uma empresa.


As pessoas ficaram mais tempo em casa, logo ficaram mais conectadas. Segundo um estudo da cuponation, no ano 2020 o brasileiro passou quase 5 horas por dia em sites e apps de interação com outras pessoas. Isto, é um reflexo deste novo momento em que vivemos. Reuniões, cursos, treinamentos, justificativas para o chefe ou cliente, tudo isso migrou para o digital. O que era presencial, já não é mais a regra. O importante é estar presente. Um exemplo disso são os aniversários virtuais, o que antes era algo inimaginável nas nossas vidas.


Falando de mercado em 2020, segundo levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em parceria com a Neotrust, 68% foi o percentual de crescimento nas vendas on-line na comparação com 2019. Mais de 150 mil lojas passaram a comercializar seus produtos nas plataformas digitais e 20,2 milhões de novos consumidores realizam sua primeira compra pela internet no ano passado, no Brasil. Um dado muito importante que nos faz refletir que sim, o hábito de consumo está mudando.


Esperamos que em breve, tudo volte ao NORMAL ou melhor ao NOVO NORMAL, pois em um ano, aprendemos muitas coisas que antes não conhecíamos ou não acreditávamos, e que podem sim ser implantadas em nossa rotina, aliadas sempre aos bons recursos tecnológicos hoje disponíveis no mercado, e que laços humanos, como abraços voltem a fazer parte da nossa rotina o quanto antes.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter