Prevenir é sempre melhor do que remediar

Aproximadamente 10% da população mundial possui algum tipo de diabetes

Por: Kenny Mendes  -  08/04/22  -  06:39
Informação e planejamento são armas necessárias para conter a enfermidade
Informação e planejamento são armas necessárias para conter a enfermidade   Foto: Divulgação/Alesp

O diabetes é uma doença crônica que pode resultar em complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, há o risco de levar à morte. Antes que se estabeleça, o organismo dá sinais – detectáveis por meio de exames – de que o indivíduo está na fase conhecida como pré-diabetes. Por isso, a prevenção é tão importante.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Aproximadamente 10% da população mundial possui algum tipo de diabetes. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), mais de 7 milhões de brasileiros são diabéticos. E os números aumentam a cada ano. A informação e o planejamento são armas necessárias para conter a enfermidade desde cedo.


A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) emitiu parecer favorável, nesta quarta-feira (06), a um projeto de lei (PL) de minha autoria que pretende estabelecer diretrizes para ações de prevenção e controle do diabetes em crianças e adolescentes nas escolas – públicas e privadas – em solo paulista.


A matéria estabelece a realização de palestras para divulgar tópicos sobre a doença, como os principais sintomas, modos de identificação e consequências da hipoglicemia, importância dos exercícios físicos e da reeducação alimentar na sua prevenção, entre outros.


Fica prevista, também, a criação de um banco de dados com informações relativas ao número de crianças e adolescentes atendidos pelos serviços de saúde no Estado. Isso vai possibilitar a atuação conjunta dos sistemas estadual e municipal de ensino para o planejamento, monitoramento, execução e avaliação das ações desenvolvidas para prevenção e controle do diabetes nos estudantes.


A propositura, agora, segue para análise nas comissões de Educação e Cultura (CEC) e de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP).


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter