Doar ao próximo é um ato de amor

Semana de Mobilização Estadual para Doação de Medula Óssea alerta população para importância de ser um doador

Por: Kenny Mendes  -  17/12/21  -  06:48
Instituída em 2017, a Semana de Mobilização Estadual para Doação de Medula Óssea prossegue até o dia 21
Instituída em 2017, a Semana de Mobilização Estadual para Doação de Medula Óssea prossegue até o dia 21   Foto: Divulgação

Instituída em 2017, a Semana de Mobilização Estadual para Doação de Medula Óssea prossegue até o dia 21. Ao longo de sete dias, diversas atividades são desenvolvidas com um propósito básico: alertar a população para a importância de ser um doador.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


A medula óssea é um tecido gelatinoso situado no interior dos ossos e nela são produzidos componentes essenciais para o funcionamento do corpo: glóbulos vermelhos (hemácias), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas. O transplante é indicado a pacientes de doenças que afetam as células do sangue – como leucemias, anemia aplástica e linfomas.


Um dos problemas para as pessoas que precisam passar pelo transplante de medula é encontrar um doador compatível. Normalmente são parentes, mas essa possibilidade existe também com pessoas sem nenhum vínculo familiar.


É aí que entra o ponto crucial dessa questão: se tivermos mais pessoas dispostas a realizar a doação, o número de vidas que poderão ser salvas cresce. Pensando nisso, em 2020 apresentei um projeto de lei na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) sugerindo ao Poder Executivo criar uma licença especial para os servidores públicos estaduais que fizeram a doação da medula óssea.


A matéria encontra-se em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Casa e propõe a concessão de três dias de descanso ao trabalhador que participar do processo.


Conscientizar a população sobre a importância do tema é fundamental, ainda mais em um momento ainda de pandemia em que as doações caíram. Quem doa pratica um ato de amor ao próximo – e pode ser decisivo na construção do seu futuro.


Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter