Vai ter Encenação, sim!

A Encenação da Fundação da Vila de São Vicente desde 1982 movimenta todo o setor cultural reunindo artistas da região

Por: Júnior Bozzella  -  22/11/21  -  07:30
O município de São Vicente (SP) é responsável pela realização do maior espetáculo em areia de praia do mundo
O município de São Vicente (SP) é responsável pela realização do maior espetáculo em areia de praia do mundo   Foto: Matheus Tagé/AT

O município de São Vicente (SP) é responsável pela realização do maior espetáculo em areia de praia do mundo reconhecido pelo livro dos recordes. A Encenação da Fundação da Vila de São Vicente desde 1982 movimenta todo o setor cultural reunindo diversos artistas da região.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O tradicional evento surgiu a partir da iniciativa de voluntários da comunidade que todo dia 22 de janeiro se reuniam anualmente na praia do Gonzaguinha para comemorar o aniversário da cidade. O evento, que começou de forma voluntária organizado e voltado para o público local, foi atraindo cada vez mais moradores de outras regiões do Estado e, em 1998, ganhou uma arena de dimensões maiores com a participação não apenas de artistas da região, mas também de atores de renome nacional e internacional.


A Encenação da Fundação da Vila de São Vicente passou, a partir de então, a ter projeção nacional, com celebridades da televisão e populares contando num espetáculo de proporções dantescas a história da chegada de Martim Afonso.


O espetáculo, que envolve milhares de profissionais da Cultura locais como atores, coreógrafos, cantores, figurinistas e cenógrafos, no ano em que completa 40 anos, a previsão era que fosse cancelado pela prefeitura por falta de recursos.


A encenação da Fundação da Vila de São Vicente um patrimônio cultural de referência nacional no que se refere ao resgate da memória histórica e ao exercício da cidadania. Graças a nossa intenção junto ao vice-governador Rodrigo Garcia, na última quarta-feira (17) o governo do Estado confirmou o envio de R$ 500 mil para a realização da 40a edição da Encenação da Fundação da Vila de São Vicente.


No ato em que tivemos conhecimento de que a encenação em 2022 seria cancelada porque a prefeitura não tinha condições financeiras para realizar o evento fizemos contato com o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Marco Vinholi, e levamos a demanda para o vice-governador Rodrigo Garcia, que se comprometeu pessoalmente a atender o nosso pedido. Em menos de uma semana recebemos a confirmação formal através do nosso gabinete em Brasília da destinação do recurso.


A importância do evento vai muito além da tradição cultural. Na última edição realizada em 2020, reuniu em cinco dias de evento cerca de 30 mil pessoas entre espectadores, artistas e profissionais, nos cinco dias de apresentações. Esse evento tem uma importância imensurável para a cidade de São Vicente, não só pela tradição, mas pelo quanto movimenta o turismo, o setor cultural, comércio local e toda a economia.


Esse é o tipo de atuação que se espera de um parlamentar: trabalho e resultado. Graças a nossa intervenção conseguimos garantir uma conquista importantíssima para os vicentinos e toda a região!


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver todos os colunistas
Logo A Tribuna