Curva do “S” em Praia Grande exige solução imediata ou é o povo que continuará sendo penalizado

Há anos a população do município sofre com engarrafamentos quilométricos nos horário de pico

Por: Júnior Bozzella  -  13/09/21  -  07:13
 Curva do “S” em Praia Grande exige solução imediata ou é o povo que continuará sendo penalizado
Curva do “S” em Praia Grande exige solução imediata ou é o povo que continuará sendo penalizado   Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Tem uma frase que resume bem a maneira como venho conduzindo o meu mandato: Mais recursos e menos discursos! O Brasil, e isso vale também para o Estado de São Paulo e a Baixada Santista, não aguenta mais políticos fazendo suas propagandas pessoais, se usando de discursos populistas para tentar enganar a população. O que a gente precisa de verdade é trabalho e ação. E é isso que tenho feito!


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Há anos a população do município de Praia Grande, aqui na região da Baixada Santista, sofre com engarrafamentos quilométricos nos horário de pico em virtude do afunilamento do tráfego do viaduto da curva do “S”. O problema castiga munícipes, turistas e todos que precisam utilizar este acesso. Diversos políticos já estiveram no local, se comprometeram a resolver, mas até agora absolutamente nada de efetivo foi feito.


Há algumas semanas estive no viaduto ao lado do vice-prefeito de Praia Grande, Reco. Sai de lá e imediatamente agendei uma audiência virtual envolvendo a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). Diante da realidade e dos argumentos expostos a Artesp prontamente atendeu ao nosso chamado e esteve pessoalmente no local na última sexta-feira (10) realizando uma visita técnica, juntamente com representantes da Ecovias e a Polícia Rodoviária. Após discutirmos o assunto, uma solução imediata foi definida, que é a realização de um teste operacional para que a faixa do acostamento seja transformada em uma faixa de tráfego visando, de maneira imediata, colocar em prática uma solução emergencial para os problemas de congestionamentos na Curva do ‘S’, especialmente no final da tarde, devido ao intenso fluxo de veículos neste período


Esse primeiro teste consiste em liberar duas faixas de rolamento no sentido Praia Grande/Mongaguá no horário de pico, ao passo que a faixa de rolamento no sentido contrário será estreitada. A previsão é que comece já no próximo dia 20 e neste momento tenha duração de uma semana.


Nós sabemos que essa ação é paliativa é que uma solução definitiva para o problema, que seria a duplicação efetiva do viaduto, demanda tempo e alto custo. Contudo é minha obrigação enquanto homem público encontrar um caminho enquanto a burocracia não se resolve. O que não pode é a população continuar sendo penalizada.


Por isso, paralelamente, já solicitei uma nova reunião, desta vez junto ao vice-governador do Estado, Rodrigo Garcia, ao secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, vice-prefeito Reco e à prefeita Raquel Chini para darmos início às tratativas para a viabilização da duplicação definitiva do viaduto da Curva do “S”.


É isso que eu chamo de trabalho, buscar incansavelmente soluções para as demandas da população, seja na Baixada Santista, no interior ou em qualquer região do Estado. Discursos não resolvem problemas, atitudes sim!


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter