Conscientização não basta, é preciso fiscalização

No Brasil vivemos um aumento diário de óbitos e casos de coronavírus que já se aproximam ao patamar do início da pandemia

Por: Júnior Bozzella  -  21/12/20  -  10:10
Só na Baixada Santista nas últimas 24h registramos cerca de 300 novas confirmações de Covid-19
Só na Baixada Santista nas últimas 24h registramos cerca de 300 novas confirmações de Covid-19   Foto: Matheus Tagé/AT

Ao contrário do que muitos imaginávamos há tempos atrás, apesar de nove meses de Covid-19 no Brasil e da esperança de que chegaríamos ao final da pandemia no período das festividades natalinas, os números mostram exatamente o contrário. No Brasil vivemos um aumento diário de óbitos e casos que já se aproximam ao patamar do início da pandemia. Hoje somamos quase 190 mil brasileiros mortos e ultrapassamos 7 milhões de casos confirmados. 


Clique e Assine A Tribuna por R$ 1,90 e ganhe acesso ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Só na Baixada Santista nas últimas 24h registramos cerca de 300 novas confirmações de Covid-19. Ao todo, a região contabiliza 78.261 confirmações e 2.650 mortes por Covid-19. Somam-se a estes mais 2.767 casos suspeitos e 110 óbitos sob investigação. Ao todo 362 pacientes internados devido a doença nos municípios.


Diante desse cenário e das incertezas sobre uma possível imunização em massa só nos resta seguir adotando as medidas de distanciamento social possíveis e reforçar todos os protocolos sanitários para evitar que os números de casos e internações continuem disparando a ponto de extrapolar a capacidade do nosso sistema de saúde. 


Preocupados com as possíveis aglomerações nas praias em virtude da grande concentração de pessoas vindas para a região por conta das festas de final de ano os prefeitos da Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS) estão buscando auxílio do governo do Estado com o objetivo de conter a vinda maciça de turistas para os municípios da região visando frear a disseminação indiscriminada do novo coronavírus. 


Cientes da importância do pleito dos prefeitos da nossa região entramos em contato com o governador João Doria para interceder pela questão e solicitar o apoio da Polícia Militar (PM) não só durante as festividades de final de ano (Natal e Réveillon), mas durante todo o período de alto verão que se estende até meados de fevereiro de 2021. Diferentemente dos anos anteriores, a nossa solicitação é para que o reforço do efetivo tenha como objetivo não apenas o combate à criminalidade, mas também a fiscalização e garantia de comprimento das regras de distanciamento e medidas sanitárias impostas pela pandemia nas cidades da Baixada. 


Infelizmente, nesse momento não podemos apenas contar com a conscientização da população. As campanhas pela utilização de máscaras, higienização das mãos e distanciamento são importantíssimas, mas a atuação firme do poder público na fiscalização e contenção de excessos é fundamental para evitar que os números de casos e óbitos pela Covid-19 na região disparem ainda mais. Precisamos garantir que a Baixada Santista esteja segura para os moradores da nossa região e como parlamentar seguirei fazendo o que estiver ao meu alcance para isso.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter