Livio Bruni Junior nas ondas do surfe

Trajetória do surfista carioca que se tornou produtor e diretor de cinema

Por: Gabriel Pierin  -  01/11/22  -  06:15
Maraca (em pé), Livio Bruni Jr e Leovegildo Cordeiro
Maraca (em pé), Livio Bruni Jr e Leovegildo Cordeiro   Foto: Arquivo pessoal

Livio Bruni Junior nasceu em Copacabana, no dia 27 de abril de 1952. Ele morou na Rua Sá Ferreira e teve como vizinho o companheiro de toda vida, Tito Rosemberg.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Assim como outros surfistas, Livio passou pelo madeirite antes da sua primeira prancha de fibra, uma Dextra que pertenceu a Jorge Paulo Lemann, carioca que ficaria conhecido pela sua brilhante atuação no mundo dos negócios. A prancha Dextra, construída com longarina de balsa, era tão pesada que os amigos se revezavam para carregar até a praia.


Numa época em que as praias da Barra da Tijuca, do Recreio e da Macumba ainda eram desertas de surfistas, Livio frequentava a casa do tio em cima da pedra da Praia da Macumba. Para chegar na Prainha, só pelo mar, pois ainda não havia caminho por terra.


Nesses bons tempos, a turma formada pelo Barriga, Ciro, Proença, Maraca, Tito, Penho, Rico, Gustavo Carrera, Fernanda Guerra, Maria Helena e tantos outros da geração de 60’ desbravava novos picos e disseminava a nova cultura de praia.


Livio era filho de Livio Bruni, produtor e empresário de mais de duas centenas de salas de cinemas espalhadas pelo País, o Cine Bruni. Ao lado do amigo e cineasta Hector Babenco, a Bruni Produções Cinematográficas produziu entre outros filmes, Lúcio Flávio – o Passageiro da Agonia e Pixote. Na produção de Pixote foram aproveitadas cenas do filme Nas Ondas do Surf, primeira produção do filho, Livio Bruni Junior.


O filme Nas Ondas do Surf surgiu de uma ideia com Maraca e Gustavo Carreira, na ocasião do primeiro Campeonato Internacional de Surf no Brasil, a origem do Waimea 5000, disputado no Arpoador, em 1976, com participação de Mike Purpus, Michael Ho, Jeff Crawford, Rell Sunn e Jericho Poppler, entre outros surfistas internacionais. Livio participou da organização ao lado de Nelson Machado, das Lojas Waimea, e de Flavio Dias e Alberto Pecegueiro, da revista Brasil Surf, e contou com apoio internacional de Randy Rarick e Fred Hemmings, fundadores da IPS (International Professional Surfers).


Livio pensou num filme sobre o campeonato, mas a produção de 35mm acabou ganhando uma nova dimensão, com cenas captadas de surfistas brasileiros em Paracuru (CE), Saquarema (RJ), no Havaí e outros picos. A trilha sonora do filme marcou o lançamento da banda A Cor do Som.


Lançado em 1978 em todo o Brasil, o filme resultou em um público de mais de 1,1 milhão de pessoas. Foi um avanço para a nova geração e um deleite para os velhos surfistas. Nas Ondas do Surf é uma deliciosa viagem no tempo com narração de Sérgio Chapelin, direção de Livio Bruni Junior, roteiro de Alberto Pecegueiro e produção de Rossini Maraca Maranhão. O sucesso do primeiro longa-metragem de surfe brasileiro acabou incluído no catálogo da EOS, a Enciclopédia do Surf. Na época, o filme projetou Livio, Maraca e Bocão para a televisão, onde o trio conduziu o Surf no Sete, na Band. O programa diário durou dois anos.


Livio não parou por aí. Ele viajou pelo mundo para produzir documentários e surfar. Conheceu Peru, Panamá, Chile, Costa Rica, Taiti, Bali, Grajagan, Maldivas, África do Sul, Ilha Reunião e Mundaka, na Espanha. Morou na Califórnia, Austrália e também nas Ilhas Canárias, onde experimentou ondas em todas as ilhas.


Livio Bruni Junior seguiu como produtor e diretor de cinema e assumiu os negócios herdados do pai, falecido em 2003, aos 78 anos.


Acompanhe nossas publicações no facebook e no instagram @museudosurfesantos


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter