Um convite à eficiência e à sustentabilidade portuária

Prêmio Antaq busca reconhecer e estimular as melhores práticas e ações que contribuem para o transporte aquaviário

Por: Flávia Takafashi  -  09/08/22  -  06:46
  Foto: Pixabay

Pautada em sua agenda voltada à sustentabilidade, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) criou, em 2016, o Prêmio Antaq. Seu objetivo é reconhecer e estimular as melhores práticas e ações que contribuem para a melhoria da prestação de serviços de transportes aquaviários à sociedade pelas empresas de navegação e instalações portuárias.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Por meio do prêmio, a Antaq premia os agentes regulados e a comunidade acadêmica, que desenvolvem iniciativas em prol de parâmetros sustentáveis e de eficiência previamente estabelecidos. Desde a sua primeira edição, o evento reforça o compromisso de valorizar o modo aquaviário e estimular a produção e disseminação de conhecimento em prol do desenvolvimento de um dos segmentos de maior importância para o crescimento econômico do País e do setor aquaviário brasileiro.


Dividido em quatro categorias, o Prêmio Antaq valoriza o desempenho ambiental, as iniciativas inovadoras em governança socioambiental, a produção de artigos técnicos-científicos e a conformidade regulatória dos agentes do setor aquaviário. Na categoria Desempenho Ambiental, serão premiadas as autoridades portuárias dos portos organizados e os terminais de uso privado avaliados no Índice de Desempenho Ambiental (IDA), formado por 38 indicadores divididos nas categorias econômico-operacional, sociocultural, físico-química e biológico-ecológica, e que permite quantificar e simplificar informações acerca das questões ambientais portuárias.


Em Iniciativas Inovadoras em Governança Socioambiental, o foco serão as empresas atuantes em prestação de serviços e exploração da infraestrutura de transportes aquaviários de competência da Antaq que tenham adotado iniciativas socioambientais geradoras de melhorias institucionais, contribuindo para o aprimoramento do atendimento das demandas da sociedade e para o aumento da eficiência e sustentabilidade na prestação de serviços, podendo servir de referência para que outros empreendimentos as adotem.


Serão consideradas iniciativas que visem o atendimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), bem como introduzam critérios ESG (anacronismo de environmental, social and governance) voltados à igualdade de gênero, à redução das desigualdades, à promoção da diversidade e inclusão de minorias, à relação Porto-Cidade, à transição energética e adaptação ou mitigação às mudanças climáticas.


Para a categoria Artigo Técnico-Científico, serão premiados trabalhos nas áreas de Direito, Economia, Regulação, Meio Ambiente, Gestão, Ciências Sociais, Geografia, Políticas Públicas e Infraestrutura e Logística que apresentem relevância técnico-científica e institucional em conformidade com o setor aquaviário nacional. E na categoria Conformidade Regulatória, serão premiadas as empresas que, no quinquênio 2017-2021, apresentaram melhor atendimento aos parâmetros de qualidade na prestação do serviço aquaviário e atendimento aos regramentos normativos da agência.


Mais que premiar, o Prêmio Antaq 2022 tem o importante papel de trazer ao debate o futuro sustentável, eficiente e inovador do setor aquaviário nacional. Sustentável por discutir questões ambientais e sociais relevantes, eficiente por premiar agentes regulados que prestam serviços em conformidade com os parâmetros regulatórios da agência e inovador por incentivar a comunidade acadêmica ao trazer produções técnico-científicas que incorporem melhorias ao setor.


Em novembro, celebraremos e conheceremos os ganhadores do Prêmio Antaq. E junto com a premiação, reforçamos o convite da agência à eficiência e à sustentabilidade, pois regular o setor aquaviário nacional é também incentivar que ele tenha cada vez mais um olhar voltado ao seu potencial econômico, ambiental, social e inovador.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter