Opinião: Sérgio Guedes, um técnico de primeira

Quando a campanha é boa, muita gente trabalha e faz parte deste sucesso, mas sem dúvida, o comandante desta bela trajetória da Briosa é o seu treinador

Por: Eduardo Silva  -  01/04/19  -  12:53
Atualizado em 20/04/21 - 00:08
 Treinador pode deixar o cargo após a eliminação da equipe neste domingo
Treinador pode deixar o cargo após a eliminação da equipe neste domingo   Foto: Paulo Natário/AT

Meus amigos, a Portuguesa Santista terminou em segundo lugar a fase de classificação do Campeonato Paulista da Série A-2 e agora vai enfrentar a Inter de Limeira para continuar sonhando com o acesso à elite do futebol de São Paulo. Quando a campanha é boa, muita gente trabalha e faz parte deste sucesso, mas sem dúvida, o comandante desta bela trajetória da Briosa é o técnico Sérgio Guedes.


Trabalhador, sério, estudioso e muito competente, ele vem construindo uma bela carreira neste meio tão competitivo que é o futebol. Um exemplo é a forma como o time dele se comporta fora de Ulrico Mursa. Sempre procurando o gol. E Sérgio vem conseguindo fazer sucesso sem fazer média, sem marketing pessoal, sem bajular ninguém. E olha que isso não é fácil neste mundo irreal do futebol. Num meio, onde muitos treinadores aparecem graças aos seus empresários, Sérgio vai na contramão do caminho fácil e oportunista. Ele é bem diferente. O trabalho é seu cartão de visitas.


Ano passado, durante a boa campanha na Série A-3 recebeu vários convites para sair. Preferiu ficar na Portuguesa Santista. Tinha um planejamento ainda mais completo para a Briosa ficar em atividade no segundo semestre. E mesmo sem essa sequência, continuou por aqui, formou uma competente comissão técnica, escolheu os jogadores e agora classificou a Briosa em segundo lugar. Isso com um orçamento muito menor do que os adversários e numa competição tão difícil.


Eu não sei se a Portuguesa Santista vai subir e voltar ao Paulistão, mas é preciso enaltecer quem trabalha, produz e gosta do que faz. E Sérgio Guedes é assim. Um apaixonado pelo futebol. Que vibra e se emociona com os resultados, mas que sofre com tantas coisas erradas deste esporte apaixonante dentro das quatro linhas e nem sempre tão bonito nos bastidores.


Sérgio Guedes merece todo o apoio da torcida da Portuguesa Santista porque formou um time de personalidade, que não se intimida nem fora de casa. E procura o gol em qualquer estádio. Por isso mesmo, o treinador merece o reconhecimento de quem gosta do verdadeiro futebol.


Parabéns, Sérgio. Sou fã de quem trabalha com amor e competência em qualquer atividade. E você, que brilhou como goleiro do Santos, de outras equipes grandes e até da Seleção Brasileira é um exemplo para as novas gerações.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter