O sucesso e o fracasso na comunicação

Você se considera um mau comunicador? Talvez você seja, talvez não. Não é algo que você possa saber sem ter se esforçado muito

Por: Cida Coelho  -  10/08/20  -  22:36
Vamos falar de SUCESSO E FRACASSO pela ótica do conceito de “Mindsets”
Vamos falar de SUCESSO E FRACASSO pela ótica do conceito de “Mindsets”   Foto: Reimond de Zuñiga/Unsplash

Deixa-me te fazer uma pergunta: Seu coração dá uma disparada só de pensar que vai ter que falar para um grupo de pessoas? Você sente que vai ficar em cima de um muro, entre o sucesso e o fracasso, com grandes chances de cair para o lado do fracasso, e com um monte de gente te olhando?


Então preste atenção, porque vamos falar de SUCESSO E FRACASSO pela ótica do conceito de “Mindsets” trazido pela doutora Carol Dweck, em seu livro “Mindset – a nova psicologia do sucesso”.   Vamos às definições:


SUCESSO, para pessoas de mindset fixo, tem a ver pura e simplesmente com a afirmação de superioridade. Ou seja, só terei sucesso se minha apresentação for espetacular.


Já pra as pessoas de mindset de crescimento, SUCESSO significa conseguir encarar o desafio e fazer o melhor possível.   Pessoas assim adoram vencer, mas conseguem se divertir na busca pelo sucesso, e se recuperam bem, mesmo quando fracassam. Em outras palavras, significa: estou tranquilo em entregar o meu melhor.


Eu sei que não é facil encarar uma plateia e pensar: “Ok, tudo bem se eu fracassar” ..., mas   a Carol Dwek nos traz um outro conceito que pode ajudar a gente a entender o porquê desse pavor de falar em público. É a síndrome do ALGUÉM-NINGUÉM, já ouviu falar? É mais ou menos o que nos tornaríamos, dependendo do lado do muro em que caíssemos – o do sucesso ou do fracasso


Para explicar esse conceito a autora cita Michael Jordan, Muhammad Ali e Pete Gray. Os três tem em comum o fato de serem campeões que não lutaram para “não ser NINGUÉM” ...Eles simplesmente tinham clareza de onde queriam chegar e estavam dispostos a encarar quantos fracassos fossem necessários!


Aí eu pergunto: Você, realmente, se considera um mau comunicador? Talvez você seja, talvez não. Não é algo que voce possa saber sem ter se esforçado muito. A maioria dos melhores comunicadores do mundo não começaram suas carreiras como fenômenos dos palcos.


Você deseja ser um bom comunicador e ter sucesso? Então, fuja da síndrome do Alguém x Ninguém, fuja da armadilha do tudo ou nada. Esforce-se, treine, se exponha e veja o que acontece.  Garanto pra voce seu conceito de sucesso e fracasso vai mudar!


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter