Santos Futebol Clube: na cidade do futebol e no país do futebol!

Reverência a um dos maiores clubes do mundo por mais um aniversário

Por: Caio França  -  20/04/22  -  06:27
Vila Belmiro: o alçapão do Santos
Vila Belmiro: o alçapão do Santos   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Esse mês, o Santos Futebol Clube comemora 110 anos de história. O clube foi fundado quando o futebol ainda engatinhava no Brasil por três esportistas da cidade, Francisco Raymundo Marques, Mário Ferraz de Campos e Argemiro de Souza Júnior.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O futebol se tornou cultura nacional, além de influenciar na política e ser a principal diversão de muitos brasileiros. O Brasil é o país com mais títulos da Copa do Mundo, sendo pentacampeão da competição e, mesmo sem ser precursor do esporte, se tornou o país do futebol. Aqui os torcedores fazem dos times a sua segunda pele, seja nas arquibancadas ou fora delas, o futebol influencia as pessoas.


As primeiras conquistas importantes na história do Santos começaram em 1913 com a conquista do campeonato santista. Em 1927, tivemos um ataque que até hoje não foi superado, com uma média de 6,25 gols por partida e que ficou eternizado como o time do “Ataque dos 100 gols”.


A maior coroação desse foi em 1962, quando o Alvinegro mais famoso do mundo venceu todos os campeonatos mais importantes daquele ano e no ano seguinte tornou-se Bicampeão Mundial. A FIFA entregou ao clube o título de “O melhor time do século nas Américas”.


Por revelar nomes como o rei Pelé, Giovanni, Robinho, Neymar e Rodrygo, o clube santista mexe com os sonhos de jovens em todo o Brasil. Em um país tão desigual, o futebol se tornou uma oportunidade para jovens das periferias conseguirem dar melhores condições para as suas famílias. O esporte é uma importante ferramenta de transformação social e inclusão.


O Santos Futebol Clube é um patrimônio do mundo, mas é a Baixada Santista, mais precisamente Santos que recebe turistas de todo o mundo para conhecer a Vila Belmiro, "o templo sagrado do futebol”. De fato, o impacto socioeconômico de ter um clube como o Santos por aqui é inegável. Por isso, afirmo, o futebol é maior do que a gente imagina e afeta a nossa sociedade em sua construção cultural. Ou seja, a nossa região é influenciada também pelo Santos Futebol Clube!


O Santos, que em 1969 parou uma guerra, que apresentou o Rei Pelé para o mundo, time com mais gols feitos em todo o futebol mundial, que completou 110 anos na última quinta-feira e que é orgulho para todos nós da Baixada Santista.


Nascer, viver e no Santos morrer é um orgulho que nem todos podem ter! Parabéns Santos Futebol Clube!


Observação
Infelizmente não podemos deixar passar o lamentável episódio da briga entre torcedores no último jogo contra o Coritiba que não representam a agremiação e que merecem punição exemplar da justiça.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter