Jovens, a bola da vez!

No próximo dia 04 de maio encerra o prazo final para tirar o título de eleitor

Por: Caio França  -  08/04/22  -  06:20
  Foto: Pixabay

Foi amplamente divulgada, nesses últimos dias, a defasagem de novos títulos eleitorais por adolescentes. A grande imprensa informa que esse número caiu 82% em uma década, e apesar dos analistas do TSE não avaliarem como falta de interesse, eu acredito que o mesmo tem sim um peso relevante nessa diminuição da procura por jovens.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Desde cedo, sempre conversei muito com minha família e amigos sobre política, mas, principalmente, sobre a importância do voto. A história do Brasil mostra que a juventude sempre esteve na vanguarda democrática com sua atuação e persistência.


Percebo que essa juventude ainda existe, está atenta e digitalmente mobilizada. Porém, acuada pela política e sua reputação. A política hoje não é vista como solução, mas sim como parte do problema.


O jovem hoje se sente pouco representado pois a política se tornou distante e, aparentemente, pouco eficaz. Neste ano teremos eleições, e, com ela, a oportunidade de decidir o futuro do nosso país. Mesmo que em nosso subconsciente, eleição sempre traz um pouco de esperança por dias melhores. Nem tudo está perdido!


A polarização acaba afastando os mais ponderados, mas, também, a oportunidade de se posicionar. Votar não é apenas exercer o seu papel de cidadão. Votar não é só compreender que é um direito. Votar, dessa vez, significa dar ao Brasil, uma nova chance. É aí onde entra a juventude.


Em ano de Copa, o jovem terá a oportunidade de fazer o seu voto valer um gol a favor do Brasil. As eleições serão extremamente acirradas, e a juventude precisa mais uma vez escalar quem será titular e quem será reserva.


A mobilização está acontecendo. Artistas, Imprensa, influenciadores e órgãos competentes estão fazendo campanhas para avançarmos nesse tema. Nos últimos 10 dias, mais de 100 mil jovens tiraram o seu título de eleitor. Chegou a hora de, finalmente, o jovem entrar em campo e marcar aquele golaço!


Quer saber como tirar ou regularizar o seu título de eleitor sem sair de casa? Acesse aqui.


Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter