Governo de SP recua e suspende pagamento do IPVA-2022 para PCDs

Após quase dois anos de pressão, Estado cede e sistema para solicitar benefício é liberado em São Paulo

Por: Caio França  -  13/04/22  -  06:47
Motoristas considerados PCDs podem solicitar a isenção do IPVA este ano
Motoristas considerados PCDs podem solicitar a isenção do IPVA este ano   Foto: Matheus Tagé/AT

Os motoristas do estado de São Paulo considerados PCDs (pessoas com deficiência) já estão liberados para solicitar a isenção do IPVA em 2022. O site do Sistema de Veículos – Sivei, gerido pela Secretaria da Fazendo e Planejamento do estado, já está apto para receber inscrições de quem tem o direito à isenção do imposto.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Relembre o caso:

Em 2020, o projeto de lei de autoria do então governador João Dória (PL 529/20), causou muita discórdia pela falta de clareza no texto do pacote de novas regras das medidas para ajustes fiscais do benefício da isenção do IPVA.


Após a aprovação na Assembleia Legislativa de São Paulo com 48 votos a favor e 37 contra (o meu voto foi CONTRA), o projeto foi sancionado e trouxe muitas manifestações contrárias da população atingida.


Além das diversas adversidades, como a acusação de medidas autoritárias e manifestações dos cidadãos, em 2021 o PSB/SP, através de uma representação de minha autoria, entrou na justiça por uma mudança na medida que retirou a isenção do IPVA para os PCDs.


Me reuni frequentemente com o segmento e realizei audiência pública para pressionar o governo, afirmando que as novas regras continham erros legislativos, inclusive atropelando uma Convenção Internacional das Pessoas com Deficiência recepcionada pelo Brasil em 2006.


Infelizmente em 2021 o governador cobrou IPVA das pessoas com deficiência, mas graças a nossa cobrança ele encaminhou um novo projeto para ALESP devolvendo esse direito a essas pessoas em 2022.


A nossa ação segue tramitando no Tribunal de Justiça com o objetivo de restituir os cidadãos que foram obrigados a pagar o IPVA em 2021.


Como pedir isenção do IPVA em 2022:

O acesso é feito de duas formas: com a senha do sistema da Nota Fiscal Paulista ou com o certificado digital. Caso o beneficiário não tenha acesso, o mesmo pode ser feito na hora.


Será preciso informar o CPF, data de nascimento e nome completo da mãe.


No caso de quem tem a senha da Nota Paulista e vai pedir a isenção, é necessário, clicar em uma seta na página principal. Em seguida, informar o CPF e a senha de acesso ao sistema.


O pagamento do IPVA-2022 está suspenso até 31 de julho para os motoristas que já tiveram isenção em 2020 e 2021, porém para conseguir a isenção total neste ano, é preciso fazer o pedido que será analisado.


Quem já pagou o IPVA-2022 à vista ou quitou alguma parcela, terá os valores devolvidos, caso fique comprovado o direito da isenção. Para isso, basta comparecer em alguma agência do Banco do Brasil.


Demorou, mas o nosso esforço valeu a pena!


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter