'Dragão-Azul' que surgiu no litoral de São Paulo nada mais é do que uma lesma multicolorida

Apesar de chamar bastante atenção, animal não oferece riscos para os seres-humanos.

Por: Alexandre Lopes  -  09/09/21  -  08:21
 Dragão Azul foi encontrado em Bertioga
Dragão Azul foi encontrado em Bertioga   Foto: Arquivo Pessoal

Imagens de um molusco conhecido como 'Dragão Azul' (Glaucus atlanticus) que surgiu em Bertioga, no litoral de São Paulo, acabaram viralizando na internet nas últimas horas. O animal, que é praticamente inofensivo, nada mais é, segundo especialistas, do que uma lesma do mar. A única diferença é que ele não tem a concha protetora.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Os registros dessa espécie viva na faixa de areia são raros. Um deles foi feito pela arquiteta Dalma Ferreira na Riviera de São Lourenço. Apesar de não ser venenoso, uma toxina liberada pelo animal pode queimar. Quase inofensivo, o 'Dragão Azul' só representa perigo para as 'Caravelas Portuguesas', seu alimento, essas sim extremamente venenosas.


De acordo com especialistas, o 'Dragão Azul' é um molusco gastrópode, ou seja, um caracol sem concha, apenas com a parte orgânica. Em geral, essas lesmas marinhas são extremamente coloridas e chamam muito a atenção. Para se ter uma ideia, ele não apresenta nenhuma mobilidade e nem natação ativa. Quando encalha, precisa torcer para a maré 'salvá-lo'.


A espécie pode ser encontrada no Brasil, na Austrália e na África. A moradora de Bertioga que encontrou o animal chegou a pensar que se tratava de um pedaço de plástico. Apenas quando viu o 'Dragão Azul' se mexer notou que se tratava de uma espécie rara. Não há informações sobre se a lesma em questão conseguiu ou não voltar para o mar.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter