Logo A Tribuna
ASSINE
Icone usuario ENTRAR
CLUBE IMPRESSO ACERVO ASSINANTE

'Bolas misteriosas' surgem 'do nada' e causam espanto no litoral de São Paulo; FOTOS

Prefeitura explicou que o fenômeno é causado por lama negra

Por: Alexandre Lopes  -  07/02/21  -  11:15
Atualizado em 07/02/21 - 11:23
Prefeitura explicou que o fenômeno é causado por lama negra
Prefeitura explicou que o fenômeno é causado por lama negra   Foto: Diogo Cavalcanti de Souza/Arquivo Pessoal

Um fenômeno natural causou espanto e intrigou moradores de Peruíbe, no litoral de São Paulo. Nas últimas horas, milhares de bolas escuras apareceram na faixa de areia. As imagens, totalmente inusitadas, viralizaram nas redes sociais.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


De acordo com especialistas, porém, trata-se de um fenômeno natural e as bolas são formadas por 'lama negra' que foi trazida à faixa de areia por conta da forte ressaca que atingiu todos os municípios do litoral do Estado. "Foi impressionante", afirmou o empresário Diogo de Souza, que registrou as imagens.


Segundo testemunhas, as bolas são de tamanhos variados e começaram a aparecer na última sexta-feira. A Prefeitura de Peruíbe confirmou que elas são formadas por lama negra jogada na praia pelo mar e coberta por areia.


Moradores ficaram intrigados com o fenômeno
Moradores ficaram intrigados com o fenômeno   Foto: Diogo Cavalcanti de Souza/Arquivo Pessoal

"Em uma área a 80 metros da praia, mar adentro, existem bolsões de lama. Em ocasiões em que o mar fica bravo, como um efeito liquidificador, essa lama entra em suspensão, e às vezes encosta na praia como uma água preta/barrenta, ou em 'pelotas', que em contato com a areia solta da praia resulta nestas bolas", explica o secretário de Meio Ambiente Eduardo Ribas.


Apesar da explicação técnica, muitos internautas aproveitaram para fazer piadas e memes com a situação. Alguns moradores da Baixada Santista chegaram a dizer que as bolas, na verdade, seriam 'casulos de extraterrestres', já que Peruíbe é conhecida no Brasil inteiro por conta do seu já famoso 'roteiro ufológico' e suas histórias envolvendo 'seres de outros planetas'.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Logo A Tribuna