Plataforma de pesca é alvo de reclamações no litoral de SP: 'Muita sujeira, descaso'

Associação de surf de Mongaguá fez a limpeza do local após denúncias na prefeitura não surtirem efeito

Por: Por ATribuna.com.br  -  20/01/21  -  10:34
De acordo com morador, sujeira é um descaso com o principal ponto turístico da cidade
De acordo com morador, sujeira é um descaso com o principal ponto turístico da cidade   Foto: Arquivo Pessoal

A Plataforma de Pesca em Mongaguá vem sendo alvo de reclamações por parte de moradores do local. De acordo com surfistas, a praia no bairro Agenor de Campos fica muito suja devido ao despejo de resíduos gerados por turistas e comerciantes da região.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


"Sou morador e surfista aqui da plataforma há 26 anos. A praia anda muito suja, não há nenhum tipo limpeza por parte da prefeitura. Eu tenho feito inúmeras reclamações, mas não há retorno", destaca o professor de matemática, Hendy Silva de Oliveira. Além disso, segundo Oliveira, de vez em quando passa um trator, mas a situação não melhora: "Só remexe a sujeira, normalmente não recolhe o lixo".


De acordo com o morador, a sujeira varia entre resíduos vindos de ambulantes, banhistas e de alguns quiosqueiros, que varrem o lixo para a praia. "Um descaso com o principal ponto turístico da cidade", conclui o surfista.


Após diversas reclamações sem resposta da prefeitura, a associação de surf limpou o local.


Lixo só foi retirado com ação da associação de surf da cidade.
Lixo só foi retirado com ação da associação de surf da cidade.   Foto: Arquivo Pessoal

Resposta


Procurada por Atribuna.com.br, a Prefeitura de Mongaguá afirmou que a limpeza das praias acontece diariamente a partir das 5h. A Administração Municipal ainda ressaltou que além do descarte incorreto, o movimento das marés pode levar resíduos para a faixa de areia.


Em nota, a Prefeitura relata que diariamente são coletadas cerca de 10 toneladas de lixo na cidade. O serviço é diário, em todos os bairros, das 6h às 17h. Em Mongaguá, também existe o serviço de coleta seletiva, que é realizada por intermédio de uma parceria da Diretoria de Meio Ambiente com catadores autônomos e cooperativas.


Logo A Tribuna
Newsletter