Veja o que cada país exige para a entrada de brasileiros

É bom lembrar: as regras mudam rápido

Por: Redação  -  09/05/21  -  21:00
  Países impões restrições diferentes para a entrada de brasileiros
Países impões restrições diferentes para a entrada de brasileiros   Foto: Unsplash

Viaja-se por prazer ou necessidade. Em cada caso, e para cada lugar, a pandemia do novo coronavírus impôs uma realidade que vira do avesso a costumeira liberdade, com alguns limites, claro, a que o brasileiro está acostumado a se deslocar pelo mundo. Há desde restrições leves a proibições totais. Em qualquer caso, viagens turísticas, neste momento, ainda são algo bem mais difícil a brasileiros.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


“A situação, pra nós, só deve começar a melhorar no segundo semestre”, avalia Ines Bellini, diretora da Mendes Tur. “Quando a faixa etária da vacinação chegar abaixar mais, todos de 60, 55 anos (estiverem vacinados)”, calcula.


Ela já vê esse movimento no caso dos cruzeiros, em que passageiros mais idosos, e imunizados, estão começando a procurar a agência para remarcar viagens já pagas antes da pandemia.


“Até aqui, ninguém queria remarcar. Ligávamos para eles, mas pediam para esperar. Agora, já estão nos procurando Isso é um bom sinal”, avalia.


Regra e exceção


Ela cita, um dos poucos lugares no mundo que não impôs qualquer condição a viagens ou viajantes é o México e países do Caribe. O que era regra, agora é exceção e assim deve permanecer, mesmo depois da pandemia, avalia Ines. Se não em termos de acesso aos países, ao menos em questões sanitárias.


“Já mudou o olhar, a vida é outra. Mudou tudo. Muitos lugares vão continuar com os protocolos, especialmente sanitários. A vacina tá aí, mas ainda tem muita coisa: as sequelas (da doença), cada pessoa reage de uma forma”. E acrescenta: “A maioria dos hotéis já está adaptada para higienização e tratamento”.


Veja ao lado, o que exigem alguns dos destinos mais procurados por brasileiros. As informações são do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (www.portalconsular.itamaraty.gov.br/alertas). É preciso estar atento, pois as exigências e recomendações podem mudar da noite para o dia.


Canadá


Voos


Não há restrições


Passageiros


Está proibida a entrada de estrangeiros para fins de recreação, turismo e entretenimento. Todos os passageiros permitidos devem apresentar teste PCR feito até 72 horas antes do embarque, baixar aplicativo e preencher com informações sobre plano de quarentena antes do embarque. Na chegada, devem fazer outro teste e entrar em quarentena por até três dias, em hotéis próximos aos aeroportos, indicados pelas autoridades. Passageiros com resultado negativo de testes poderão cumprir a quarentena em casa, sob vigilância virtual.


Estados Unidos


Voos


Sem restrições


Passageiros


Exceto para viajantes estrangeiros do Brasil, África do Sul, Reino Unido, Irã, países do Espaço Schengen, Irlanda e China, não há proibição de entrada. Todos que queiram entrar, incluindo americanos, devem apresentar resultado negativo, PCR ou antigênico, ou atestado médico de recuperação do paciente.


México


Não adotou qualquer tipo de medida restritiva, seja em voos ou para viajantes


Chile


Voos


Fronteiras estão fechadas. Exceções humanitárias e de interesse do país podem ser consideradas.


Passageiros


Os permitidos devem apresentar PCR negativo feito até 72 horas antes do embarque; cumprir quarentena obrigatória – mesmo com teste negativo; em caso de testagem positiva no país, deve-se cumprir isolamento em residência sanitária por 11 dias; apresentação de seguro saúde com cobertura médica de US$ 30 mil, com previsão de tratamento de doença decorrente da covid-19, além de outras medidas.


Argentina


Voos


Suspensos de Brasil, Chile, México e Reino Unido. Houve redução dos oriundos dos Estados Unidos.


Passageiros


Está proibido o ingresso de estrangeiros não-residentes, salvo casos autorizados pela Dirección Nacional de Migraciones. Os autorizados devem apresentar PCR negativo realizado até 72 horas; fazer outro teste ao chegar; e mais um, sete dias depois.


Portugal


Voos


De e para países que não integram a UE ou que não sejam associados ao Espaço Schengen estão restritas a viagens essenciais (estudo, trabalho. reunião familiar, ou humanitárias). O mesmo vale para membros da UE e Espaço Schengen com taxa de incidência igual ou acima de 150 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.


Passageiros


Todos precisam apresentar teste negativo realizado até 72 horas antes do embarque. Quem chegar sem o teste, tem de realizá-lo no aeroporto. Pessoas vindas, ou que passaram, por África do Sul e Brasil têm que fazer isolamento profilático de 14 dias.


Itália


Voos


Sem restrições


Passageiros


cinco categorias de países. O Brasil se enquadra na que exige a apresentação de uma motivação específica para a viagem. Deverão, ainda cumprir quarentena de 14 dias.


Alemanha


Voos


Continuam, mesmo a partir de países com mutações do coronavírus


Passageiros


O governo divide em três grupos: risco (incidência de novas infecções maior que 50 por 100 mil habitantes, em sete dias); elevado risco (200 por 100 mil); elevado risco (mais de 200 por 100 mil). Passageiros de países de alta incidência de infecção estão proibidos de ingressar no país. As exceções são os nacionais alemães ou estrangeiros com residência. Vindos de zonas de risco ou alto risco são admitidos, mas mediante teste negativo PCR, realizado 48 horas antes do ingresso.


França


Voos


Retomados em 24 de abril


Passageiros


restrições a quem vem de Brasil, Argentina, Chile e África do Sul. Dentre elas, só serão permitidos franceses, seus cônjuges e filhos, nacionais da União Europeia ou de outro país que tenham residência principal na França. É preciso, contudo, apresentar teste PCR negativo realizado até 36 horas antes do embarque e teste antigênico negativo de menos de 24 horas do embarque. O viajante deve indicar local de quarentena de 10 dias ao chegar no país, com comprovação (por exemplo, hotel).


China


Voos


Há restrições no número de voos e destinos, para controle sanitário. Em caso de voos com testagem positiva entre 5 e 9 passageiros, a companhia fica suspensa de voar à China por duas semanas naquela rota.


Passageiros


Apenas chineses ou estrangeiros com visto válido, emitidos após março de 2020, podem entrar no país. E devem apresentar testes IgM e PCR, realizados até 48 horas antes do embarque, em laboratório credenciado pelo serviço consular chinês no país de origem. No caso de conexão, o teste deve ser refeito no local da escala. Em solo chinês, há quarentena de 14 dias em hotel designado pelo governo, mais sete dias em isolamento domiciliar, com monitoramento das condições de saúde, e outros sete dias de monitoramento sanitário.


Austrália


Voos


Não há restrição. Mas há limite para o número total de passageiros que podem ingressar no país, para não sobrecarregar os centros de quarentena e monitoramento.


Passageiros


Proibido o ingresso de estrangeiros e não-residentes permanentes. Além de australianos e residentes permanentes, podem entrar familiares próximos de australianos e residentes permanentes, passageiros vindos da Nova Zelândia, desde que tenham ficado 14 dias naquele país. Aos que têm permissão de entrada, o governo realiza uma quarentena de 14 dias, em estabelecimentos determinados pelo governo.


Logo A Tribuna
Newsletter