Uma ponte para a sonhada retomada do setor turístico

Por enquanto, as viagens com menor tempo de duração e nacionais, estão tomando o lugar das mais longas

Por: Marcos Lucas, presidente da Aviesp  -  26/09/21  -  17:51
 A retomada turística já é uma realidade em diversos países
A retomada turística já é uma realidade em diversos países   Foto: Vidar Nordli-Mathisen/Unsplash

É fato que, nos últimos tempos, sonhamos com um retorno gradual e seguro do Turismo. Com a imunização contra o coronavírus, estamos ansiosos para voltar a colocar o pé na areia, respirar o ar fresco da natureza, mergulhar no mar e explorar parques e pontos turísticos.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Acredito que vamos presenciar números crescentes de viagens que foram reprimidas, ou seja, viveremos anos em meses.


Quando as pessoas se reconectarem com a maneira de viajar, isso significará muito mais do que conhecer destinos ou reviver momentos alegres; será recuperar a liberdade com mais intensidade.


A retomada turística já é uma realidade em diversos países. Um exemplo que apresenta esse cenário foi o esgotamento em um dia das reservas para o cruzeiro de volta ao mundo da Oceania Cruises.


Outra situação foi que a Itália, que ainda tem restrições de turistas, bateu recorde de turismo interno no verão europeu.


Segundo uma pesquisa realizada pela Associação de Turismo e Comércio (CNA), 23 milhões de pessoas fizeram viagens domésticas no país europeu durante os meses de julho e agosto, na alta temporada de verão.


O número representa um aumento substancial em relação aos 18 milhões do verão de 2019, antes do surgimento da covid-19.


Acredito que o arroz e feijão do brasileiro é poder viajar nas suas tão desejadas férias, descansar e aproveitar alguns dias com sua família e amigos. Estamos com essa necessidade acumulada desde o início de 2020.


O nosso país é conhecido pela alegria, carisma e felicidade, porém, estamos escondendo nossos sorrisos atrás de máscaras. Nessa nova realidade, o turismo também mudará e continuará se transformando.


Por enquanto, as viagens com menor tempo de duração e nacionais, estão tomando o lugar das mais longas, inclusive internacionais.


Os deslocamentos terrestres, isto é, que são feitos de carro ou ônibus, podem ser uma grande aposta para esse começo. Nesse sentido, observa-se a busca por roteiros personalizados e locais mais ligados à natureza e afastados de aglomerações.


O amanhã do turismo, com certeza, será guiado pelas mãos do agente de viagens. Em tempos de álcool gel, esse profissional será mais requisitado, já que além de te ajudar com opções mais seguras e confiáveis de hotéis, companhias aéreas e transfers que estão seguindo todos os protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS), ele mostrará passeios que combinam com a sua personalidade e objetivo.


Ao analisar esse período de crise, percebi que o turista viaja três vezes: quando sonha, quando realiza e quando relembra. Atualmente, estamos nos lembrando de outras experiências e sonhando com as próximas, mas, em breve, vamos colecionar novas memórias.


E para uma viagem ainda mais segura, sempre consulte a lista de agências associadas à Aviesp e Abav-SP, disponível no site www.abavspaviesp.com.br/relacao-de-associados/.


Logo A Tribuna
Newsletter