Turquia: que tal sonhar e se planejar para 2021?

País localizado entre a Europa e a Ásia conjuga um pouco de tudo o que se espera de um destino: história, religião, mar e montanhas

Por: Da Redação  -  20/09/20  -  22:20
Arte de fabricação de azulejos é considerada um dos artesanatos mais antigos do mundo.
Arte de fabricação de azulejos é considerada um dos artesanatos mais antigos do mundo.   Foto: Divulgação

Com a pandemia, todas as viagens, essenciais ou não, tiveram de ser adiadas. Mesmo com a gradual retomada da atividade turística em diversos países, o isolamento social ainda segue como a melhor estratégia para reduzir a disseminação do vírus. Mas isso não significa que o viajante deva cancelar o planejamento das suas próximas férias.


Assine A Tribuna agora mesmo por R$ 1,90 e ganhe Globoplay grátis e dezenas de descontos!


Todo o processo de pesquisas e planos pode, inclusive, ser muito benéfico: olhar para a próxima aventura pode beneficiar a saúde mental, mesmo se a pessoa não tiver certeza de quando isso será efetivamente possível.


Pesquisa realizada em 2013, com 485 adultos nos Estados Unidos, vinculou viagens a empatia, atenção, energia e foco aprimorados. Não faltam estudos que apontem quanto o ato de se adaptar a culturas estrangeiras também pode ampliar a criatividade.


Para a psicóloga Kassiely Trentin, o planejamento, desde que não cause mal-estar, é saudável. “Se o sujeito gosta de se organizar, o planejamento se torna uma ferramenta para relaxar e focar que tudo vai ficar bem”.


Pensando nisso, que tal tirar seu sonho de conhecer a Turquia do papel e planejar uma viagem em 2021? Belezas para se encantar não faltam. Confira algumas delas a seguir e progame-se!


A Turquia é um país que se estende do leste da Europa ao oeste da Ásia e mantém conexões culturais com os antigos impérios grego, persa, romano, bizantino e otomano. A cosmopolita Istambul, no Estreito de Bósforo, abriga a famosa Basílica de Santa Sofia, com sua cúpula elevada e seus mosaicos cristãos, a enorme Mesquita Azul, do século 17, e o Palácio de Topkapi, datado aproximadamente de 1460, uma antiga residência de sultões e, ao contrário do que muitos pensam, não é a capital do país, e sim Ankara.


Existe uma Turquia para cada gosto. Afinal, o país tem opção para vários tipos de viajantes: dos que gostam de história, aventura, praia, até neve e religião. E o melhor: desde julho de 2004, brasileiros são isentos de visto para entrar, transitar e permanecer no território turco, seja a turismo ou negócios, podendo permanecer no país por até 90 dias.


Balões na Capadócia


Não podemos falar de viagem pela Turquia sem mencionar os famosos e tradicionais passeios de balão na Capadócia, que já foram tema de música e novela aqui no Brasil. Os passeios são feitos sempre ao nascer do sol, e são de tirar o fôlego, tamanha a beleza que possibilitam em qualquer época do ano. Ao subir no balão de ar quente, o turista fica no alto do céu da Capadócia e é brindado com um horizonte totalmente desobstruído de arranha-céus, somente com a formação rochosa natural da região. Nas subidas realizadas pela manhã é possível presenciar o espetacular nascer do sol. O céu fica inteiramente colorido em tons alaranjados, possibilitando belíssimos registros fotográficos e momentos inesquecíveis.


Aliás, os passeios foram retomados no início deste mês e seguem todos os protocolos de turismo seguro.


Praias


O país tem diversas cidades litorâneas, com praias de tirar o fôlego. A cidade de Dalyan, por exemplo, se liga ao Mediterrâneo por um canal que sai do Rio Koycegiz, o que possibilita uma paisagem impressionante. A área ainda conta com fiordes e pequenas ilhas. A região é de proteção ambiental, onde tartarugas depositam seus ovos todos os anos. Já Kalkan é uma cidade cheia de história.


Habitada por pescadores, seu porto já foi um dos mais importantes da região. Atualmente, é um grande ponto de turistas, principalmente britânicos. Já o Balneário de Oludeniz (foto) é famoso pela Lagoa Azul, um lago de água azul cristalina que fica em área de preservação. Na praia, é possível aproveitar os voos de paraglider e praticar esportes aquáticos nas calmas águas do local. Outro grande destaque praiano é Antália, antiga cidade que chegou a ser capital do Império Bizantino. Atualmente com mais de 900 mil habitantes, a cidade tem uma vida agitada, cheia de restaurantes e bares.


Montanhas


Os Montes Kaçkar são uma ótima pedida para aqueles que gostam de esportes radicais e de paisagens estonteantes. A cordilheira fica na província de Rize e faz parte dos Montes Pônticos. Elas são famosas pela prática de trekking e estão localizadas a leste do Mar Megro, com lagos glaciais e cercada por uma floresta tombada pela Unesco. As trilhas mais longas sobem acima da linha das árvores, a cerca de 2.100 metros, com lindas vistas. Mas a trilha mais popular é a escalada do Monte Kackar, a quase 4,000 metros, entre as aldeias através de florestas de pinheiros e abetos, ao longo de rios de águas brancas.


Mesquitas


Um dos principais pontos turísticos de Istambul, a Mesquita Azul foi construída pelo Sultão Ahmed, entre 1609 e 1616. Seu interior é decorado com azulejo Iznik e possui um padrão de tons azuis. Ela foi construída para ser mais imponente que a Basílica de Santa Sofia, que também vale a visita.


Ainda maior que a mesquita Azul, a Mesquita de Suleymaniye foi construída entre 1550 e 1557, por ordem do Sultão Süleyman I, O Magnífico, que foi um dos responsáveis pela expansão do então Império Otamano. Localizada na Zona histórica de Istambul e tombada pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade, sua construção foi obra do arquiteto Sinan, um dos grandes nomes do período Otomano.


Inverno com neve


Sim! Tem neve e tem estação de esqui na Turquia. São mais de 100 picos acima de 3 mil metros, e 12 estações distribuídas pelo país em cidades como: Anatólia Central, Anatólia Oriental, Mar Negro, Marmara, Mediterrâneo e Egeu. O mais popular fica no sul do Mar de Marmara, na Vila Alpina de Uludag, a uma altitude de quase 2 mil metros. Palandöken, na província oriental de Erzurum, é a mais alta da Turquia, e abriga uma das mais longas pistas de esqui natural da Europa.


Gastronomia


Repleta de raízes e influências, a culinária turca combina a gastronomia do Mediterrâneo com a árabe, trazendo elementos, temperos e aromas únicos. Um dos pratos típicos mais famosos internacionalmente é o Kebab, que se ainda não comeu, certamente já ouviu falar. Kebab significa carne grelhada, e existem diversos tipos de preparo. Isso sem contar o chá, que é tão comum quanto água. É preparado com uma erva de chá-preto encontrada apenas na Turquia. A bebida é servida bem quente, até mesmo no verão.


Logo A Tribuna
Newsletter