Turismo pode ser aliado da saúde mental

Turismo pode ajudar a lidar com quadros provenientes da pandemia, como ansiedade e exaustão

Por: Estadão Conteúdo  -  12/09/21  -  17:06
 Turismo pode ser aliado da saúde mental
Turismo pode ser aliado da saúde mental   Foto: Ross Sneddon/Unsplash

Reconexão, descoberta, bem-estar. Diante de tantos significados que uma viagem pode ter, alguns se tornam agora ainda mais relevantes. Experiências proporcionadas pelo turismo podem ser aliadas no cuidado com a saúde mental e ajudar a lidar com quadros provenientes da pandemia, como ansiedade e exaustão.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


“A viagem sempre traz descobertas de lugares e interações. Com uma parcela da população em home office, também oferece a possibilidade de deslocamento”, afirma Mary Yoko Okamoto, professora de Psicologia da Universidade Estadual Paulista no campus de Assis (Unesp/Assis).


Ela explica que a conexão com os outros e consigo mesmo vivida nos dias longe de casa promove uma experiência emocional interna. “É uma medida para buscar um alívio, mesmo que seja temporário, para descarregar tensão, tristeza e angústia”.


Quando a ansiedade se caracteriza como transtorno ou doença, pode ser preciso fazer terapia e às vezes usar medicamentos, diz o médico Joel Rennó Jr., professor colaborador do Departamento de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) . “Porém, atividades de lazer, socialização e ressignificação da experiência de vida podem contribuir positivamente”, diz.


Referência de controle

Rennó Jr. lembra que todos vimos escapar o referencial de controle diante de tantos casos de doença e mortes. “Tem quem lide com sequelas da covid, outros perderam pessoas próximas. A pandemia exacerbou o sentimento de apreensão, de finitude da vida. Algumas pessoas acabaram projetando planos até como forma de não adoecer, para encontrar força para lidar com estresse, medo, fracasso. Por exemplo, dizem ‘assim que isso passar, vou fazer uma viagem para a Itália ou Fernando de Noronha. Sempre tive vontade e nunca fiz”.


O longo período em isolamento, segundo a professora da Unesp, tirou do ambiente doméstico o significado de lugar de descanso. “Ele se tornou um ambiente para muitas coisas. O mundo do trabalho e dos estudos invadiu o mundo de casa. Sair traz a sensação de liberdade, de movimento”.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter