Santistas reconhecem importância do turismo

Para 73% dos entrevistados em pesquisa do Estado, setor beneficia economia e empregos

Por: Da Redação  -  07/03/21  -  21:37
  A sentença do juiz registra que a Prefeitura manifestou “surpresa” com a abertura da ação
A sentença do juiz registra que a Prefeitura manifestou “surpresa” com a abertura da ação   Foto: Carlos Nogueira/AT

O turismo beneficia a economia da região e de Santos, além de criar empregos para os moradores da cidade, de acordo com a opinião de 73% dos residentes que participaram da Pesquisa de Percepção do Turismo nos Municípios, promovida pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Pioneiro, o levantamento em formato digital envolveu 210 municípios turísticos no período de 24 de novembro de 2020 a 8 de janeiro de 2021, e teve por objetivo monitorar o grau de satisfação local com o turismo e as percepções de questões específicas. A pesquisa contou com a participação de 265 moradores da cidade de Santos.


Inspirado em um estudo apresentado no ano passado pelo Observatório de Turismo de Yukon (Canadá), durante o Encontro Virtual Mundial de Observatórios de Turismo, da Organização Mundial do Turismo (OMT), esse monitoramento deverá ser realizado com frequência, adianta o responsável pela secretaria paulista, Vinicius Lummertz, permitindo acompanhar as percepções locais sobre o turismo e garantir que o seu crescimento sustentável esteja alinhado com os valores de sua população.


Percepção


As perguntas da primeira parte da pesquisa concentraram-se nas perspectivas dos residentes sobre as áreas de impacto do turismo e a população santista demonstrou querer preservar e proteger seus valores, que incluem elementos econômicos, sociais, culturais, ambientais e comunitários.


Já 67,8% dos participantes da pesquisa concordam totalmente que o turismo é bom para o município; 51,7%, que ele é bom também para a população, e 30,19% reconhecem beneficiar-se dessa atividade.


No que se refere à Percepção do Impacto Econômico do Turismo, 77,74% admitem que ele beneficia a economia do município e cria empregos para os moradores (76,52%).


Impactos


No tópico Percepção do Impacto Social e Cultural, 38,26% concordam totalmente que o turismo contribui positivamente para a qualidade de vida da população e que a atividade ajuda a preservar e celebrar a cultura – só 14,34% alegam que ele torna difícil para a população desfrutar das atrações locais.


No quesito Percepção do Impacto Ambiental, apenas 15,47% concordam totalmente que o turismo tem um impacto negativo sobre os recursos naturais do município, enquanto 44,91% concordam de forma parcial. Só 13,21% acreditam que os visitantes tornam difícil para os habitantes aproveitar a vida ao ar livre, enquanto 36,98% concordam parcialmente – 28,30% discordam de forma total e 21,13%, parcial. Por sua vez, 49,06% concordam parcialmente que o turismo causa danos ao meio ambiente, enquanto 18,11%, parcialmente – 10,62% discordam de forma parcial e 10,94%, de modo total.


Já nas questões relativas à Percepção do Impacto na Comunidade, 44,32% concordam que o tráfego de visitantes afeta negativamente o deslocamento em estradas e ruas, enquanto 36,36% concordam parcialmente. E 31,06% discordam que o turismo dificulta o encontro de moradia, ao passo que 21,9% apenas parcialmente.


[NOHY]Maioria espera mais turistas em 10 anos



Logo A Tribuna
Newsletter